Referência nacional no desenvolvimento e execução de projetos e obras públicas, o município de São Bernardo recebeu, neste sábado (06/11), a comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Durante a missão oficial, a convite do prefeito Orlando Morando, os executivos do banco puderam conhecer e visitar presencialmente obras entregues pela atual gestão nas áreas de Drenagem e Mobilidade Urbana, todas executadas em parceria firmada junto o CAF.
A agenda foi a primeira visita oficial feita pelo novo Presidente-Executivo da instituição, o colombiano Sergio Díaz-Granados, ao Brasil. A escolha por São Bernardo se deve aos bons resultados colhidos pela parceria entre a Prefeitura e o CAF. Em 2019, a cidade chegou a ser apontada como case de gestão pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina durante fórum internacional.
Firmada ainda em 2017, por meio de iniciativa do prefeito Orlando Morando, a parceria com o CAF permitiu ao município a retomada e entrega de importantes obras, dentre elas o Piscinão do Paço – maior obra de drenagem urbana do País, além do Complexo Viário Castelo Branco, do Viaduto Mamãe Clory e do Complexo Tereza Delta. Todas as obras foram visitadas na manhã deste sábado pela comitiva do banco.
“O CAF tem sido um dos maiores parceiros financeiros do município de São Bernardo. E hoje, nesta missão oficial, junto com nosso secretariado, tive a honra de compartilhar e apresentar essas boas experiências e projetos bem-sucedidos em nossa cidade”, destacou Morando.
Durante a missão, a comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), além de acompanhar uma apresentação no Paço Municipal dos projetos em desenvolvimento na cidade, também teve a oportunidade de percorrer importantes regiões de São Bernardo. Dentre elas, a Estrada Samuel Aizemberg, onde a Prefeitura já executou um trecho da duplicação da via e, em breve, deve iniciar mais uma etapa.
“Estar aqui em São Bernardo para nós foi uma oportunidade de testemunhar os investimentos que vem sendo realizados na cidade através desta parceria. A cidade de São Bernardo se tornou uma referência não apenas no Brasil, mas também na América do Sul, para mostrar esse conhecimento na execução de obras. Queremos que mais pessoas da América Latina possam ver o que está acontecendo em São Bernardo para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes”, destacou Sergio Díaz-Granados, que tomou posse do cargo de Presidente-Executivo da instituição em setembro para um mandato de cinco anos.
Executivos do CAF tiveram ainda a oportunidade de visitar nesta manhã a comunidade do D.E.R., onde a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, executa de maneira pioneira o programa Viver Melhor, ação que tem revitalizado os imóveis do bairro com inúmeros serviços executados, sem custos para as famílias.
Representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, destacou a importância da missão ao município. “São Bernardo é referência na implementação de projetos e com esta visita podemos levar essas boas experiências para outros municípios do Brasil e América Latina”.
Integrantes
A missão oficial contou ainda com a presença dos seguintes executivos: Andrés Rugeles (Chefe de Gabinete e Assessor Geral da Presidência), Antonio Silveira (Vice-Presidente de Infraestrutura) e Lina Mondragón (Executiva Sênior da Presidência Executiva).
O encontro também foi acompanhado por parte do secretariado de São Bernardo, entre eles: João Abukater (Habitação), José Luiz Gavinelli (Finanças), Delson Amador (Transportes e Vias Públicas), Silvia Doninni (Educação), Mansueto Henrique Lunardi (Serviços Urbanos) e Geraldo Reple (Saúde).