O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quarta-feira (20/7) ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma da Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis. Equipamento histórico do município, o local passará por revitalização geral, incluindo a recuperação do casarão, com investimento total da ordem de R$ 2,7 milhões, em parceria com a iniciativa privada, contrapartida formal que foi viabilizada junto ao grupo Bem Barato.
A conclusão das intervenções na Chácara Silvestre será em um prazo de 120 dias, período em que o espaço ficará fechado como protocolo de segurança. As obras da antiga residência da família Simonsen, tombada como patrimônio cultural da cidade, envolvem a recuperação de áreas danificadas, além de melhorias no parque, como instalação de portal de acesso, troca da comunicação visual, pintura, construção de centro de treinamento canino – para atuação da Polícia Militar –, implantação de iluminação em LED, playground inclusivo e totem ‘Eu Amo SBC’.
“Cuidar dos patrimônios históricos que pertencem à população, mas de responsabilidade da Prefeitura, é um dever nosso. Essa ação fica ainda melhor quando a gente consegue concretizar parceria com a iniciativa privada. Desta forma, anunciamos a revitalização completa do parque. Quem vai nos auxiliar nesta obra, cumprindo leis municipal e federal, é o grupo Bem Barato, que fez grande empreendimento, um novo hipermercado, na Rua Doutor Marcel Preotesco (esquina com a Avenida Pereira Barreto), e agora, em contrapartida, irá realizar investimentos em São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando.
O valor do investimento em obras a serem custeadas pelo Bem Barato está avaliado em R$ 2,1 milhões. O restante será aportado pelo município, a exemplo da modernização das luminárias em LED, bem como instalação de catracas giratórias e espaço pet. As intervenções físicas já foram iniciadas nesta quarta-feira, com prazo de finalização em novembro de 2022 – o período foi confirmado pelo engenheiro responsável do grupo Bem Barato, Thiago Krainer. “Vamos começar as obras pelo canil, já com o gabarito pronto”, discorreu.
FISCALIZAÇÃO – A reforma será fiscalizada pelo Departamento de Obras Públicas, acompanhada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc-SBC), que aprovou as mudanças, e Secretaria de Serviços Urbanos. A contrapartida passou também por audiência pública que tratou do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
HISTÓRICO – Tombada devido à sua importância histórica e arquitetônica, a Chácara Silvestre possui cerca de 86 mil quadrados e oferece aos visitantes playgrounds, espaço de convivência, pista de caminhada, trilha com circuito de 900 metros, arena coberta, ciclovia para crianças e áreas de alongamento e ginástica.
O casarão foi construído entre 1932 e 1935. Antiga propriedade de veraneio da família Simonsen, vincula-se à história da cidade pela atuação de Wallace Simonsen em prol do movimento da emancipação de São Bernardo, ocorrido em 1944. Com a implantação do município, em 1945, Walllace se tornou o primeiro prefeito de São Bernardo, governando a cidade de 1945 a 1947. A aquisição do espaço se deu em meados de 1970.