O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou na manhã deste domingo (28/8) as escrituras, já registradas em cartório, dos imóveis de 40 moradores do Jardim Nova América, no Grande Alvarenga. Os contemplados foram habilitados pelo Programa A Casa é Minha, considerado o maior projeto de regularização fundiária da história da cidade, após atualização de cadastro realizada em 2020. A entrega dos documentos ocorreu na Emeb Arlindo Miguel Teixeira, como parte da programação dos 469 anos de São Bernardo.
Localizado em área urbanizada, o loteamento é composto por 131 lotes, onde moram aproximadamente 143 famílias. Os demais documentos da área serão entregues conforme os moradores atualizarem o cadastro e entregarem os documentos junto à secretaria de Habitação. Todo o processo é gratuito para os moradores que possuem apenas um lote. O investimento da Prefeitura na regularização é de cerca de R$ 1.500 por moradia.
Na entrega dos documentos, o prefeito Orlando Morando afirmou que possui compromisso em regularizar as moradias desta e de outras regiões da cidade. “Estou na vida pública há 25 anos e tive a oportunidade de acompanhar o crescimento do Jardim Nova América e do Grande Alvarenga como um todo. A primeira grande conquista para essa região foi a alteração da Lei da Billings, aprovada quando eu ainda era deputado, que garantiu a permanência dos moradores daqui. Agora, como prefeito tenho o privilégio de fazer a entrega dos documentos definitivos de posse”, destacou.
O evento também foi acompanhado pela secretária adjunta de Habitação, Frida Waidergorn, pelos vereadores Danilo Lima e Bispo João Batista, além de moradores. “Estamos muito felizes por esta conquista. Moro há 25 anos no bairro e achei que isso nunca iria acontecer. As pessoas daqui passaram por muitas dificuldades e agora, com a escritura imobiliária, tudo passa a ficar mais fácil”, disse o morador do bairro, José Fernandes dos Passos.
A CASA É MINHA – Somente na região do Grande Alvarenga, o Programa A Casa é Minha já regularizou o moradias no Jardim das Orquídeas, Jardim Ipanema, Parque Veneza, Jardim das Oliveiras, entre outros loteamentos. Em toda a cidade, já são mais de 28 mil escrituras entregues em bairros como Batistini, Cooperativa, Alves Dias, Botujuru, Montanhão, e outros. Até o final do ano, serão 30 mil documentos entregues pelo programa.