A elaboração de planos de mobilidade pelos municípios e a importância da acessibilidade marcaram os debates do segundo dia da 79ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento, realizado por meio de videoconferência, teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.
Na abertura do encontro, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, classificou a parceria entre a entidade regional e o Fórum Paulista como essencial para a discussão do tema. “Por meio dessa parceria, o ABC contribui para o desenvolvimento do transporte e da mobilidade de todo o nosso estado”, afirmou.
A debate sobre os planos de mobilidade foi tema de painel moderado pela coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Sandra Malvese e contou com a participação de José Evaldo Gonçalo, secretário de Transportes e Trânsito de Diadema; Renato Moreira, secretário adjunto de Transportes de Mauá; Thiago Canhos Montmorency, diretor técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André; Ivan Almeida Vianna, diretor da Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo; e Marcos Bicalho, da Oficina Costrutores.
O painel contou com uma apresentação do Plano Regional de Mobilidade do ABC e abordou como os municípios da região estão organizando os seus planos, levando em consideração a especificidade de cada cidade.
A reunião também discutiu mobilidade e acessibilidade para as pessoas com deficiência, com mediação de Tuca Munhoz, membro da Coordenação Executiva do Fórum Paulista e especialista em Mobilidade Universal, e participação de Aracélia Costa, da Secretária Estadual Direitos das Pessoas com Deficiência. Durante o painel, foi apresentada a criação de um Grupo de Trabalho sobre o Tema Mobilidade Universal.