A região do Jardim da Represa, em São Bernardo, é a próxima a ser contemplada pela etapa do Programa Mais Luz, direcionado à modernização da iluminação pública da cidade. O prefeito Orlando Morando anunciou a implantação do sistema de LED no bairro e Jardim Uiriçaba, o que irá beneficiar 13,1 quilômetros de ruas, avenidas e vielas. A medida vai englobar a substituição da tecnologia de lâmpadas em 512 luminárias.
A ampliação do Mais Luz ao Represa e Uiriçaba envolverá aporte de investimento da ordem de R$ 819,2 mil, oriundos de recursos municipais. Essa fase do programa inclui 61 vias distribuídas entre os dois bairros, situados nos arredores do Batistini. A ação permitirá, além de economia e segurança, melhor eficiência do sistema.
“Estamos investindo no Jardim da Represa e Uiriçaba por meio deste programa que transforma. Mais uma boa notícia para essa região importante. São 61 ruas e vielas beneficiadas, com impacto direto de 50% de economia da conta de luz e segurança para pedestres e motoristas. Segurança pública hoje em dia, aliás, trata-se de um grande desafio, e a iluminação é um dos componentes para melhorar a segurança, assim como gerar maior eficiência energética”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
O secretário Luciano Eber adiantou que a operação será concluída na região em 10 dias, trazendo redução imediata na manutenção, com garantia de 10 anos, bem como tecnologia sustentável por não utilizar metais pesados. O vice-prefeito Marcelo Lima destacou que a implantação do Mais Luz assegura “valorização” do bairro e residências. “Isso beneficia São Bernardo como um todo, tanto o Centro quanto a periferia estão sendo impactados por esse programa de extrema importância, que tem mudado a vida das pessoas.”
O valor total de investimento até essa etapa do Mais Luz é de R$ 30 milhões, abrangendo a troca de 16,1 mil luminárias de LED – cerca de 31% do parque de iluminação, composto por 51,8 mil pontos –, além de 53 praças. O prazo estimado para finalizar o projeto é fim de 2024, atendendo toda a cidade.
Programa
Desde fevereiro de 2020 em operação no município, o programa já concretizou a instalação de LED em 465 quilômetros de vias, atingindo as grandes avenidas que cortam São Bernardo – essas supervisionadas diante da implementação de telegestão via CCO (Central de Controle Operacional), visando monitorar o parque de iluminação.