O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração, por causa de uma queda em casa.
Após uma queda no banheiro, o presidente deu entrada no hospital no sábado e foi liberado no mesmo dia. Neste domingo, voltou ao centro médico para um atendimento programado após o acidente
O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.
Conforme o boletim médico do Hospital Sírio Libanês de Brasília, Lula teve um “ferimento corto-contuso em região occipital”, o que significa um corte na parte de trás da cabeça. Nessa região está o osso occipital, que se articula com a coluna vertebral, e o lobo occipital, que fica na parte posterior do cérebro. Ele é o responsável pelo processamento visual, com percepção de cor e de profundidade. Uma lesão grave nesta área pode fazer com que o paciente fique cego ou não reconheça objetos, por exemplo.