O Grupo Bradesco Seguros registrou expansão do Faturamento, de 15,4% no trimestre e 16,7% no ano, totalizando R$ 95,4 bilhões, com evolução em todas as linhas de negócios.
O lucro líquido foi da ordem de R$ 1,9 bilhão no quarto trimestre de 2022, o que representa aumento de 24,8% em relação ao mesmo período de 2021. No ano consolidado, o lucro líquido alcançou R$ 6,8 bilhões, alta de 27,2%, com avanço do ROAE de 15,6% para 18,9%.
A boa performance reflete o desempenho das Operações de Seguros, Previdência e Capitalização, cujo resultado alcançou R$ 4,3 bilhões no quarto trimestre, crescimento de 21,9% em relação ao trimestre anterior, e R$ 14,8 bilhões de janeiro a dezembro, com alta de 28,9%, superando o guidance do Grupo Segurador estabelecido para o ano, de 18% a 23%. Vale ainda destacar o relevante crescimento de 43,7% do resultado operacional em 2022.
Já o Resultado Financeiro atingiu 8,5% no trimestre e 16,6% no acumulado do ano, influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros no período.
As Provisões Técnicas do Grupo cresceram 10,6% na comparação anual, alcançando R$ 324 bilhões, com destaque para os ramos de Saúde, Vida e Previdência, e os Ativos Financeiros evoluíram 7,5%, alcançando R$ 343 bilhões. No que diz respeito aos indicadores de desempenho, o Índice de Eficiência Administrativa ficou em 3,6% no ano, o que representa melhora de 0,3 pp frente a 2021, e o Índice de Sinistralidade registrou recuo de 1,4 pp, situando-se na casa de 80%.
Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 12 bilhões no trimestre e R$ 48 bilhões no acumulado do ano.
Ao longo de 2022, os investimentos em inovação e tecnologia dobraram em relação a 2021, atingindo a casa de R$ 1 bilhão, em três frentes: desenvolvimento e infraestrutura, incluindo melhoria dos canais de atendimento; contratação de novos profissionais, com o objetivo de acelerar o processo de transformação digital da companhia; e aquisição de novas plataformas de CRM.
Também foi impulsionado o modelo de inovação aberta, que incentiva a colaboração de parceiros que estejam desenvolvendo produtos e serviços capazes de contribuir com os negócios do Grupo Segurador. Como resultado, o número de empresas prospectadas em 2022 superou os três dígitos, crescendo mais de 62% se comparado ao ano anterior.
O resultado da expansão e aprimoramento dos canais digitais, com soluções que visam simplificar e agilizar as interações de clientes e corretores no processo de contratação e atendimento, pode ser medido em números. As vendas na modalidade cresceram 57% de janeiro a dezembro de 2022, alcançando R$ 2,6 bilhões, com aumento de 45% na quantidade de itens distribuídos, que superaram 3,6 milhões. Os aplicativos Bradesco Seguros já acumulam mais de 14 milhões de downloads.
Na Bradesco Saúde, os segurados ganharam em dezembro um novo plano da modalidade Efetivo, o Pantanal, com cobertura nacional e prestadores locais de qualidade em diversas especialidades, para atendimento aos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com o lançamento, sobe para 17 o total desses produtos, desenvolvidos com o intuito de atender necessidades regionais específicas.