O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a ordem de serviço para construção de nova entrada à Rodovia Anchieta pela Avenida Lions, no sentido São Paulo. O projeto prevê a implantação de alça de acesso pela rua Comendador Pinoti Gamba, na Vila Mussolini, além de recomposição do pavimento das alças já existentes no local. Para isso, serão executados serviços de escavação, instalação de novo sistema de drenagem, muro de contenção, sinalização viária e iluminação em LED.
A intervenção tem prazo de execução de dez meses, com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, estão sendo investidos R$ 6,9 milhões na obra, sendo R$ 5 milhões provenientes de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Alex Manente. O recurso é destinado ao apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano Voltado à Implantação e Qualificação Viária em municípios do Estado de São Paulo.
“É uma obra com impacto significativo, principalmente, para os moradores do bairro Rudge Ramos, mas que também vai beneficiar a população da Paulicéia e do Taboão. Com as demais obras viárias que estamos executando na cidade, vamos focar muito na questão da mobilidade urbana da nossa cidade nos próximos anos. Agradeço o deputado Alex Manente por destinar recursos para que esse plano se concretize”, destacou Morando.
Além do novo acesso no km 16, a Administração também está dando andamento a outros importantes projetos viários, como o 1º viaduto estaiado de São Bernardo e a Marginal do Ribeirão dos Couros, que irá conectar a Avenida Piraporinha, na divisa com Diadema, até o Corredor ABD, e que inclui a construção de dois viadutos de 400 metros de extensão cada, próximo à região do Extra Anchieta.
O deputado Alex Manente destacou que vem atuando para garantir recursos federais para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população da cidade. “São Bernardo é uma das cidades que mais arrecadam para o Governo Federal e estamos atuando para trazer esses recursos de volta em forma de investimentos”, afirmou. Já o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Delson José Amador, ressaltou que o projeto vem para desafogar o trânsito na região, “Trata-se de um grande projeto estrutural em um entroncamento importante no km 16. Serão alças novas para melhorar o tráfego”, pontuou.