Parque Central é um dos espaços verdes mais conhecidos da cidade de Santo André. Foto: Helber Aggio/PSA
Parque Central é um dos espaços verdes mais conhecidos da cidade de Santo André. Foto: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) prepararam uma intensa programação de atividades para comemorar o Junho Verde, também conhecido como Mês do Meio Ambiente. O calendário de ações teve início com a expansão do Moeda Verde e segue durante todo o mês de junho com programação gratuita.

Confira:

Nesta sexta, 04/06 e no sábado, 05/06, acontece a segunda edição do Drive-thru Sustentável. Sem precisar sair do carro, a população poderá descartar eletroeletrônicos usados, quebrados ou velhos – como computadores, cabos, celulares, secadores de cabelo, entre outros –, além de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. O Drive-thru é uma iniciativa do Semasa em parceria com a Green Eletron e a Reciclus e ocorrerá das 9h às 16h, na baia de táxis do Paço Municipal (avenida Portugal, altura do nº 233, em frente à sede da OAB).

No sábado, quando é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente realizará um plantio simbólico no Parque Central para marcar a data. Além disso, no mesmo dia, o portal Hendu (www.semasa.sp.gov.br/hendu), plataforma infantil online de sensibilizacação ambiental, celebra o seu primeiro aniversário e vai disponibilizar uma nova seção para os pequenos.

Outra ação de plantio ocorre no dia 11, em Paranapiacaba. A ação ‘Bosques da Memória’ é uma iniciativa conjunta de ONGs ligadas à Mata Atlântica e da Prefeitura que vai homenagear as vítimas de Covid-19 e agradecer o trabalho dos profissionais da saúde. Serão plantadas mudas de palmito na Trilha da Pontinha, localizada na antiga Vila Inglesa.

No dia 21, a Prefeitura abre inscrições para a terceira edição do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André. As informações detalhadas de como participar serão divulgadas em breve nas redes sociais e no site www.santoandre.sp.gov.br.

Bate-papos online 

 Como parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, as Tardes Interativas do Junho Verde serão semanais com uma programação especial a cada semana, incluindo dois bate-papos em parceria com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. As apresentações ocorrem sempre às 14h, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições para todas as edições do Tardes Interativas devem ser realizadas pelo site www.semasa.sp.gov.br/tardesinterativas.

No dia 16, o tema central do encontro será ‘Bem-Estar Animal’, com apresentações da gerente de programas de bem-estar animal da Prefeitura, Edilene Vieira Fazza, que vai falar sobre a experiência andreense voltada aos programas de proteção aos animais; e do adestrador Paulo Alves, que comentará sobre as práticas de saúde e adestramento animal, explanando sobre os conceitos e práticas. Já no dia 23, o encontro online tem como tema central ‘Fauna silvestre e sensibilização ambiental’, com apresentações da encarregada de bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Victor da Silva Freire, que vai indicar aos participantes os caminhos para quem encontrar um animal silvestre na cidade; e da bióloga do Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, Valéria Pedro, que trará informações e detalhes sobre a realidade e os desafios enfrentados na reabilitação da fauna silvestre.

O último bate-papo ocorre no dia 30 e traz como temática central ‘Educação Ambiental: das políticas ao cotidiano’, com troca de experiências das convidadas Semíramis Biasoli, doutora em ciências, secretaria geral do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e pesquisadora da USP, que vai debater sobre a educação ambiental como política pública do cotidiano; e Malu Freire, coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que vai compartilhar a experiência do governo estadual relacionada à construção participativa do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Pocket cursos online 

 Também como parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, o Semasa oferece dois pocket cursos no mês de junho. O pocket “Compostagem: A transformação do lixo em vida”, ensina, entre outras coisas, como fazer uma composteira em casa, utilizando pouco espaço e sem nenhum mau-cheiro. As inscrições estão abertas e o curso tem início dia 10 de junho.

No dia 15 começam as inscrições do minicurso inédito “De flor em flor: a importância dos polinizadores”, que abordará como a diminuição do número de polinizadores pode causar um grande desequilíbrio ambiental. O pocket tem início no dia 29. Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/minicursos. Tanto os pocket cursos quanto o projeto Tardes Interativas integram a Escola de Ouro Andreense.

Resíduos sólidos 

 Na semana que vem, em 10 de junho, o Semasa lança o projeto Meu Condomínio Recicla, que visa ampliar as ações de sensibilização para a correta separação de resíduos nos condomínios da cidade, reestruturando a coleta seletiva nos empreendimentos multifamiliares. O piloto será lançado em um prédio da rua Gil Vicente, na Vila Pires, às 10h, e a proposta é que os condomínios que aderirem ao projeto recebam caixas coletoras próprias para resíduos secos, além da instalação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e a entrega de um selo de participação. O projeto recebeu financiamento por parte do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. Condomínios interessados em aderir ao projeto já podem manifestar interesse pelo link https://linktr.ee/MeuCondominioRecicla.

O projeto De Volta pra Sala também será retomado neste mês, com abertura de novas vagas para os interessados em participar das oficinas, além de exposição de peças já produzidas. A exposição acontece no novo calçadão da rua Senador Flaquer, no dia 22, das 10h às 16h. Ao longo do mês, a equipe do Semasa também realizará ações pontuais de revitalização de um ponto de descarte irregular, instalação de novas papeleiras no calçadão da Oliveira Lima e de entrega de composteira no Caps Infantil da Vila Guiomar.

Por meio de arrecadação de itens nas Estações de Coleta, a autarquia também vai promover uma gincana ecológica junto às crianças da comunidade Eucaliptos, no dia 18; e no dia 30, realizará a primeira edição do Breshopping Sustentável, junto à comunidade do Jardim Cristiane.