Ampliação de faixa de rolamento, construção de rotatória central e retirada de semáforos integram medida da Prefeitura de São Bernardo, otimizando fluxo de veículos e reduzindo tempo no trânsito- Fotos Gabriel Inamine/PMSBC

 Em mais uma iniciativa efetiva para otimizar o fluxo de veículos na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Marcelo Lima, deu início nesta quarta-feira (26/3) a série de intervenções viárias na Avenida José Odorizzi, região do Assunção, para requalificar o tráfego em todo o entorno, no entroncamento entre o Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais de Educação) e a empresa Scania. A medida visa dar mais mobilidade urbana à região, desafogando o volume de veículos que circulam diariamente neste corredor.

 A estimativa é que a intervenção possa beneficiar cerca de 50 mil veículos por dia que passam pelo eixo em um dia útil, incluindo transporte público. Serão duas fases de obras. Entre as ações programadas no local a gestão irá, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, ampliar, nesta primeira etapa, faixa de rolamento em trecho desde as proximidades da saída da Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, no Planalto, até a região do retorno da José Odorizzi.

 Com o começo imediato das intervenções, a ação vai liberar de três para quatro faixas de rolamento, criando uma nova alça de acomodação de veículos, na altura inicial do Viaduto Tereza Delta sentido do Viaduto Mamãe Clory e aos bairros Alves Dias e Cooperativa. A previsão de término se dá em 10 dias. O investimento estimado é de R$ 698 mil nesta fase inicial do projeto, custeado pelo Tesouro municipal.

 Já a segunda etapa da proposta vai abranger a implantação de grande rotatória central, eliminando todos os semáforos das adjacências. Mediante a requalificação no trecho, o planejamento da gestão é concretizar esse canteiro para que não haja necessidade de faróis, facilitando o deslocamento. Essas obras passarão por licitação, com estimativa de conclusão das intervenções em 18 meses. A previsão é destinar ao projeto até R$ 20 milhões no total.

 “Será um acesso prático, uma mudança de quem anda e conhece a cidade e ouve a população. Medida que proporciona mais mobilidade, qualidade de vida e segurança. Faremos uma transformação para reorganizar o tráfego, melhorando a fluidez e reduzindo o tempo de deslocamento neste corredor importante de São Bernardo, que abriga também empresas de grande porte. Todas essas intervenções irão mudar o atual cenário da Avenida José Odorizzi”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

 PACOTE DE AÇÕES – Desde o começo de janeiro deste ano, a Administração tem consolidado um pacote de ações para melhorar o tráfego de São Bernardo. Entre as medidas estão:

  Novo acesso viário na Rua Joaquim Nabuco, região central, proporcionando mais fluidez e redução no tempo de deslocamento até a Rodovia Anchieta;

  Implantação da Faixa Azul na Av. Lions, desde o entroncamento com Santo André até a chegada à Anchieta;

 Alteração de sentido da Av. Lauro Gomes, desde a Av. Aldino Pinotti até a Estrada das Lágrimas;

 Implantação de Nova Sinalização Viária nos bairros: Vila Rica, Vila Mussolini e Vila Carminha;

 Substituição dos cabos dos semáforos por cabos de alumínio, com baixíssimo valor comercial de revenda, reduzindo os roubos e por conseguinte, os impactos no trânsito;

 Revitalização das pistas de caminhada e ciclovia da Esplanada do Paço Municipal, da Praça Giovani Breda, da Praça Ibrahim, da Praça Regina Rocco, da Av. Kennedy e da Estrada dos Alvarengas;

 Proibição de conversão à esquerda na Rua Dr. Marcel Preotesco, pela Av. Aldino Pinotti (sentido Lauro Gomes);

 Reabertura da 2ª faixa na Av. Corredor ABD, sentido Av. Lions, desde a Rua Frei Damião até a Av. 31 de Março;

 Novo acesso à Rua Copacabana vindo pela Av. Senador Vergueiro (sentido Rudge).