A região de Diadema é a capital nacional da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Não à toa, o Polo Cosmético vem apresentando franco crescimento nos últimos meses, em contraponto ao estado de São Paulo e ao país, onde o setor vem fechando postos de trabalho. O município é o 3º que mais gera empregos na indústria da beleza em São Paulo e o 1º do Grande ABCD.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) de Diadema, o resultado é fruto de ações coordenadas em prol do setor, o que tem atraído novas empresas para o Polo Cosmético da cidade. Alguns fatores favorecem o interesse das indústrias: ambiente regulatório – uma licença da Vigilância Sanitária vale por 2 anos, com renovação simplificada e automática; grande oferta de pessoal, fornecedores e prestadores de serviço qualificados e incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura para empresas que investem em inovação, pesquisa e desenvolvimento. Finalmente, o enorme potencial do mercado consumidor da região é mais um diferencial.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Trabalho apontam que o emprego na Indústria de Cosméticos de Diadema cresceu 1,91% entre janeiro e julho de 2025. No mesmo período, o setor fechou postos de trabalho tanto em nível estadual quanto em nível nacional. Os resultados são bastante expressivos, uma vez que o estado de São Paulo concentra quase 50% de todas as indústrias HPPC do Brasil e só a região do Polo Cosmético é responsável por 25% destas indústrias e empregos.
Dentre as ações concretas da Prefeitura para atrair novas empresas foram realizadas, nos últimos 4 meses, 41 ações de incentivo, envolvendo 161 empresas da cadeia produtiva cosmética, dentre reuniões, grupos de trabalho e eventos – como o Café da Manhã do Polo Cosmético no CIESP, Encontros de Negócios e o Biotech Day. Até o final do ano, estão previstos novos encontros com a indústria, encontros do Polo com Estudantes da ETEC e participação do Polo na Semana da Tecnologia na Fatec.
Para mais informações, basta procurar a SEDET: Al. da Saudade, 186 – Centro, Diadema/SP – (11) 4056-3950.