
A Vila Guiomar, em Santo André, ganhou o primeiro Quintal Verde do município nesta segunda-feira (28). É como se fosse “um laboratório a céu aberto” de práticas sustentáveis que visam trazer vivências e incentivar a agricultura sustentável, o plantio de ervas e hortaliças, a compostagem de resíduos orgânicos, a reciclagem e o reaproveitamento da energia solar e da água da chuva.
“Espaços como este nós vamos expandir para fortalecer a educação ambiental e requalificar locais públicos. É mais um espaço da cidade onde há aprendizado. A gente deve ampliar para mais nove locais da cidade. É Santo André cada vez mais sustentável, com mais trabalho e futuro”, afirma o prefeito Gilvan Junior.

O Quintal Verde possui acessibilidade para cadeirantes, pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida. “É um espaço para diálogo, formação e vivências, tornando-se referência para os agricultores urbanos da cidade, os munícipes, escolas, grupos técnicos e instituições. Em tempos de crise climática, precisamos incentivar ações sustentáveis para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a transformação ecológica da nossa cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
Plantio com a criançada – Na inauguração do Quintal Verde, crianças da região da Vila Guiomar e da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues colocaram a mão na terra para plantar hortaliças.
A abertura do Quintal Verde também contou com a entrega de certificado dos participantes do Curso de Extensão Agroecológica, que começou em abril do ano passado.
Também fazem parte do Quintal Verde a Horta TiNi, onde as crianças e os jovens vão cultivar a vida, fazendo a reflexão sobre “o eu, o nós e a natureza”; o Baldinho Verde, espaço onde os munícipes poderão trocar resíduos orgânicos por hortaliça ou composto; e a Arena Água Viva, área que preserva a memória do antigo reservatório de água do Conjunto IAPI, o famoso conjunto habitacional da Vila Guiomar, construído na década de 1940.

Estrutura do Quintal Verde – O Quintal Verde é composto por: pátio de compostagem, onde os resíduos orgânicos de feiras livres, folhas secas de parques e restos de hortifrútis serão reaproveitados para compostagem; vermicompostagem, outro processo de compostagem, mas que utiliza de minhocas para transformar o material orgânico em adubo; e biofertilizante; que é um adubo orgânico líquido utilizado para fornecer mais nutrientes para plantas e hortas.
Além disso, há a Horta Educativa para incentivar o plantio, a socialização e o contato com a natureza; o Viveiro de Mudas, que é um espaço de cultivo de mudas de hortaliças e ervas aromáticas; o Jardim Sensorial Inclusivo, visando estimular o olfato, o tato, o paladar e a visão; e a Captação de Água da Chuva; que reaproveitará a água pluvial para rega e lavagem; além da Energia Solar Fotovoltaica; que transforma a luz solar em eletricidade para iluminação e funcionamento dos equipamentos do local.
O Quintal Verde foi projetado com recursos próprios do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), de compensação ambiental e do Fundo Municipal de Política Urbana.
Esta política pública de Santo André foi construída em um trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas com as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Assistência Social, Manutenção e Serviços Urbanos e da Pessoa com Deficiência.
Para realizar uma visita ao local, basta acessar o site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) ou diretamente o link https://l1nk.dev/QuintalVerd