O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC) em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foi reconhecido durante o IV ECESP – Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo (CIHDOTTs), realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo.
O evento, promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo, reuniu profissionais de saúde de todo o Estado com o objetivo de compartilhar experiências, discutir avanços e fortalecer o processo de doação de órgãos e tecidos.
A premiação, entregue ao HEMC na categoria ‘Destaque em Taxa de Notificação de Órgãos 2025’, reconhece o empenho da CIHDOTT da unidade em mobilizar esforços para viabilizar o maior número possível de doações de órgãos, inclusive com trabalho contínuo de sensibilização a familiares.
Em 2024 foram registradas 43 notificações, que resultaram em 27 doações efetivas, o que viabilizou a doação de 109 órgãos e tecidos captados. Tais indicadores reafirmam a importância da sensibilização e do trabalho integrado entre todas as equipes.
A conquista do HEMC reflete o compromisso da equipe multiprofissional em transformar dor em esperança, garantindo que cada notificação e cada doador efetivo representem uma nova chance de vida para outra pessoa.
“A doação de órgãos é um ato de solidariedade e amor ao próximo, que pode salvar e transformar vidas. Nossas equipes multidisciplinares, ano a ano, seguem empenhadas nesta missão, com foco na sensibilização da população e no acolhimento das famílias”, disse o diretor-geral do HEMC, Dr. Eduardo Grecco.
Com mais de duas décadas de atuação, o HEMC reafirma sua posição como referência em alta complexidade e assistência à saúde no Estado de São Paulo, também reconhecido por sua excelência no processo de captação e doação de órgãos, um trabalho que salva vidas e transforma destinos.
Além do ‘Mário Covas’, outra unidade gerenciada pela Fundação do ABC que participou do evento e teve o trabalho reconhecido foi o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC).

O EVENTO
Realizado em alusão ao Setembro Verde, mobilização nacional sobre a importância da doação de órgãos, o IV ECESP teve como objetivo reconhecer o trabalho das equipes hospitalares, fortalecer as ações de incentivo à doação e discutir estratégias para ampliar o número de doadores efetivos.
O encontro reuniu profissionais de saúde de todo o Estado e teve como principal objetivo capacitar e valorizar as equipes envolvidas nas CIHDOTTs. As comissões têm papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores de órgãos para transplantes e exercem atribuições de maneira cooperativa com as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Ambas são corresponsáveis pelo processo de doação de órgãos em suas áreas de atuação.