O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, teve homologada em 6 de fevereiro a recertificação da acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) “Nível 3 – Acreditado com Excelência”. Além de avaliar os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, o reconhecimento da ONA demonstra os ciclos de melhorias e maturidade institucional da unidade.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição passou por avaliação detalhada por meio de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada, além de uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.
De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é o reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias organizações de Saúde. “A acreditação do Hospital Estadual Mário Covas é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
“Estamos muito satisfeitos com a acreditação em excelência nível 3, pois demonstra a dedicação e o compromisso de nossa instituição com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou, continuamos a trabalhar para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, destaca o diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari.
Ao confirmar a homologação da acreditação, conquistada inicialmente em 2018, o gerente de Qualidade do hospital, enfermeiro Rodrigo Alveti Brolo, enfatizou que, embora o momento seja de enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Hospital Estadual Mário Covas conseguiu superar as significativas mudanças repentinas na estrutura da assistência à saúde e manteve foco e gestão para garantir a qualidade e a segurança do serviço ao paciente.