Nesta terça-feira, 08/03, o Hospital da Mulher de Santo André iniciou uma série de palestras voltadas ao cuidado, saúde e bem-estar da mulher em várias fases da vida.
“Hoje estamos reverenciando algo que acontece aqui, os andreenses nascidos das mãos de andreenses, das mãos de muitas pessoas que deixam os seus lares e vêm justamente para se doar no momento mais frágil da vida da mulher e começar a vida de um ser novo e tão especial. Fiz questão de prestigiar e estar aqui em uma data tão importante. A ONU instituiu em 1975 a data de 8 de março como Dia da Mulher, mas essa luta veio antes disso, porque mulheres já chegaram a perder a vida e perdem ainda hoje por causa dessa diferença”, pontuou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
A abertura do evento foi marcada pela musicoterapeuta Camila Turco com a dinâmica “Reflexões da Maternagem”. Em um exercício de respiração, a atividade convidou os participantes a fechar os olhos e fazer uma viagem interna proporcionando uma reflexão sobre o que cada um está precisando hoje, podendo ser motivação, paciência, inspiração ou até mesmo a necessidade particular de cada um.
“Não estamos só entre mulheres, mas todos nós viemos de uma mulher, a nossa primeira casa foi o corpo de uma mulher. Todos estão aqui por algum motivo, vocação, escolha ou destino para cuidar de uma outra mulher nesse momento mágico da vida dela. Entregamos aqui o que temos de melhor como pessoa”, comentou a musicoterapeuta.
O evento também contou com a palestra da Dra. Maria Auxiliadora Vertamatti, diretora técnica do Hospital da Mulher, que abordou o tema “A Mulher moderna e o auto-cuidado”. Dentro da programação do hospital ainda haverá uma palestra sobre sexualidade feminina com o Dr. Eliano Pellini, professor de ginecologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) nesta quarta-feira (9), às 9h, no auditório.
“Tenho muito orgulho de estar à frente do Hospital da Mulher, que é a única maternidade pública da cidade, responsável por trazer ao mundo cerca de 350 crianças por mês, totalizando aproximadamente 4.200 crianças no ano. Isto mostra a importância deste hospital para a vida e para a saúde das munícipes de Santo André. Segundo as pesquisas realizadas com as mulheres atendidas aqui, o hospital conta com 97% de aprovação, com avaliação do atendimento como ótimo e bom. Parabéns a todas nós mulheres por todas as nossas conquistas. Sigamos em frente, pois ainda temos muito para ser conquistado”, afirmou a superintendente do Hospital da Mulher, Rosana Pereira Grasso.
No dia 16, às 10h, o Dr. Mauro Sancovski, professor de Obstetrícia do Centro Universitário de Medicina da FMABC, debaterá com os participantes o tema “Gestante de Risco Habitual”. No dia 31 será realizado o encerramento da programação com a palestra “Prevenção do câncer ginecológico” ministrada pela gerente Sandra Tanaka e a equipe multidiciplinar.
Ao longo de todo o mês, no período da manhã, haverá uma sala de espera especial para as usuárias do hospital com informações sobre prevenção do câncer de mama.