Referência em saúde integral da mulher na região, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein celebra 15 anos de fundação nesta quarta-feira (16). O equipamento, que é responsável por todos os partos de usuárias do SUS de Santo André, inicia uma nova fase com reforma completa da estrutura para se adequar aos exigentes padrões de modernidade do programa Qualisaúde.
O prefeito Paulo Serra e o secretário de Saúde, Gilvan Junior, visitaram nesta quarta as obras que estão sendo realizadas no equipamento e que incluem a troca total do piso e contrapiso dos dois andares, da UTI Neonatal, reparos na cobertura, além de adequações na laje do ambulatório, na enfermaria e no anfiteatro. As intervenções começaram em março e terão custo de pouco mais de R$ 1 milhão.
“Santo André foi pioneira em oferecer um hospital para cuidar especificamente da mulher. Temos exportado essas práticas e vemos outras cidades inaugurando equipamentos deste porte, o que é bom para o SUS. Nós, como andreenses, ficamos felizes por sermos exemplo. Nesta quarta-feira, quando o Hospital da Mulher completa 15 anos, estamos revitalizando o equipamento, trazendo o padrão do Qualisaúde e vamos em breve ampliar a capacidade de realizar exames de imagens”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Estão sendo adquiridos dois aparelhos de ultrassom, um mamógrafo e um aparelho de densitometria óssea que vão elevar a capacidade de atendimento do Hospital da Mulher. “Em mais algumas semanas esses equipamentos já vão estar disponíveis para cuidar integralmente da saúde da mulher, melhorando e acelerando os diagnósticos e, por consequência, o tratamento. Essa é uma característica da nossa gestão, investir em modernidade e tecnologia para oferecer o melhor atendimento possível para a população”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
“Estamos passando por um novo momento no Hospital da Mulher, com investimento em tecnologia. Esses recursos, mesclados com novas estratégias de humanização, vão qualificar demais a recepção do hospital, melhorar o atendimento de primeira consulta, de emergência e também de quem vai ficar internada”, comemorou o diretor da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.
Estrutura – Ocupando área construída de mais de 7 mil metros quadrados no Parque Novo Oratório, o Hospital da Mulher registra média mensal de 350 partos, 10,2 mil consultas e atendimentos e 10 mil exames e procedimentos. No total são 114 leitos, incluindo maternidade, centro de parto natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e violência sexual.
No local ainda funciona a Casa da Gestante, responsável por conduzir trabalho de parto humanizado, além de oferecer curso para mulheres grávidas. O equipamento, que fica em prédio ao lado do Hospital da Mulher, também é uma residência provisória de cuidado à gestação de alto risco para usuárias em situação de risco, identificadas pela Atenção Básica ou Especializada.
O equipamento de saúde ainda conta com banco de leite humano, que, além de Santo André, atende Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e parte da Zona Leste de São Paulo, ambulatório de aleitamento materno, terapia integrativa de trio sensorial (ativar sensações durante o trabalho de parto), grupo terapêutico das mães da neonatologia e treinamento para mães (manobras de desengasgo).
Mãe Andreense – O Hospital da Mulher conta desde 2023 com o programa Mãe Andreense, que tem como objetivo incentivar as mamães a comparecerem regularmente às consultas de pré-natal na rede municipal de Santo André. Todas que tiverem o parto no Hospital da Mulher ganham o kit do programa Mãe Andreense, que conta com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador, troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade. O programa é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Social em parceria com a Secretaria de Saúde.
Homenagem – Os colaboradores do Hospital da Mulher participaram de uma confraternização especial de aniversário nesta quarta-feira e tiveram como convidadas Laura Aparecida dos Santos Stein e Ana Aparecida dos Santos Dall’Olio, filha e irmã de Maria José dos Santos Stein, que dá nome ao hospital, e que ficou marcada pelo engajamento na humanização do SUS e no cuidado integral da saúde da mulher.
“Todos aqui do hospital mantêm viva a memória da minha mãe e dão sentido diariamente ao ideal que ela defendia ao lutar por um SUS humanizado e por um atendimento de saúde voltado às mulheres do município. Nossa família é grata por todos os profissionais”, agradeceu Laura.