Em noite de homenagem especial, o segundo final de semana da 14ª edição do Festival do Chocolate teve início na tarde desta sexta-feira (4), no Complexo Ayrton Senna. Mesmo com a apresentação dos veteranos do samba, Demônios da Garoa, e com a grande movimentação de pessoas na área gastronômica, a noite ficou marcada por homenagem recebida pelo fã número um do Festival do Chocolate, Anderson Machado, 42 anos, e sua mãe, Maria do Carmo Machado,75, mais conhecida como Dona Carminha.
Desde o início do Festival do Chocolate, em 2005, Anderson nunca perdeu uma edição do evento. Com chuva ou com Sol. Nem mesmo quando ficou doente, tamanho é o amor do rapaz pela festa e ele transborda de emoção em cada música e em cada apresentação. E do lado dele, em todas as ocasiões, sempre está Dona Carminha. “Se ele está feliz, eu também estou. Eu fico muito emocionada de ver como Anderson se transforma quando a data do Festival do Chocolate está próxima. É como se ele se sentisse em casa”, declarou a mãe, que em mais uma edição estava ao lado de Anderson na grade do palco.
Sabendo da paixão de Anderson pelo Festival do Chocolate, a Prefeitura de Ribeirão Pires, o homenageou com um bilhete dourado, em referência ao filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, e também veiculou um vídeo contando a história do rapaz com a sua família.
“Esse é um momento especial, uma homenagem a uma mãe e seu filho, à Dona Carminha e ao Anderson, que nunca perderam uma edição do Festival. E puderam voltar agora depois da pandemia. Então, fica nossa homenagem ao Anderson e a Carminha, que nos faz lembrar que a festa é de todos”, disse o prefeito, Guto Volpi.
Além da homenagem, o Festival do Chocolate manteve o tom eclético com as apresentações musicais no Palco Futuro e também com as mais de 30 opções da área gastronômica, que também é destaque do evento. “Cheguei agora e estou procurando alguma coisa para comer, mas queria dizer que a festa está linda”, declarou Sebastião José de Macedo, 75, morador de Mauá.
Demônios da Garoa- Coube ao tradicional conjunto de samba Demônios da Garoa encerrar em tom nostálgico a noite do Festival. No repertório, músicas que embalaram gerações como “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto”, “A Mariposa”, “Ói nóis aqui traveis”.
O trio de amigas Luzia Cazado Garcia, 73, Lucélia do Nascimento, 63, e Rosalina Maria Cozzi Rodrigues, 72, moradoras da cidade de São Paulo, não perdem um show do Demônios da Garoa. “Poder vê-los aqui no Festival do Chocolate, cantar Trem das Onze aqui, tem um significado diferente”, declarou Luzia.