A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André comemorou 39 anos de fundação nesta terça-feira (21) com uma solenidade no Salão Nobre Burle Marx, no prédio do Executivo. A cerimônia contou com diversas homenagens aos mais distintos profissionais de diferentes épocas da corporação.
“A Guarda Civil Municipal é uma das instituições mais importantes no trabalho da Prefeitura. Passa segurança, cuida da nossa gente. São heróis, parceiros, colaboram para o dia a dia da cidade, trazendo um amplo cuidado. Trabalhamos desde o início da gestão, ainda em 2017, conversando, melhorando, buscando conquistas. Temos uma rede integrada com as demais forças policiais, podemos ver os resultados, e vamos continuar melhorando. A palavra que resume todo o trabalho é gratidão”, disse o prefeito Paulo Serra.
O prefeito ainda anunciou a integração de mais 73 novos guardas nos próximos dias. Outra novidade é a verba, proveniente da venda de áreas públicas, para a compra de mais dez viaturas. E, além de modernizar a frota, novos recursos irão ainda trazer armamentos, escudos e demais tecnologias.
“Tudo é resultado da gestão, da integração das forças de segurança, conheço bem a cidade e está claramente se transformando. Segurança pública é algo para ir dormir pensando, e acordar da mesma maneira. Temos diversas ações, investimento robusto, crescendo a cada dia. Estamos reforçando várias áreas dentro da GCM para seguirmos este trabalho de qualidade”, enfatizou o secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo Ferreira de Araújo.
Investimentos – Nos últimos anos, a Prefeitura de Santo André lançou diversas medidas para ampliar a segurança na cidade, como aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, investimentos nas Operações Delegadas, novas câmeras, drones para auxiliar no monitoramento dos bairros, programas como o Vizinhança Solidária e Patrulha Maria da Penha, e ainda o novo estatuto, que trouxe proporcionou salários, plano de carreira e outras melhorias.