Equipes da corporação atuam 24 horas na defesa da fauna, combate a crimes ecológicos na cidade e conscientização da população - Foto: Isabella Diniz/PMSBC

A Guarda Ambiental, especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, registrou 911 ocorrências no primeiro semestre de 2025, em atuação estratégica na preservação dos recursos naturais da cidade. Entre os atendimentos estão resgates de animais silvestres, combate a crimes ecológicos, fiscalização de áreas verdes e ações de educação ambiental. Com equipes em plantão 24 horas, a corporação mantém presença constante em áreas sensíveis, garantindo o cumprimento da legislação ambiental e promovendo a conscientização da população.

Do total de atendimentos, mais da metade envolveu ocorrências com animais silvestres, somando 517 casos. Espécies como saruê, aves, cobras, lagartos, gambás e até bicho-preguiça, jabutis e capivaras foram resgatadas e devolvidas à natureza após os devidos cuidados. A proteção à fauna urbana é uma das frentes mais sensíveis e humanizadas do trabalho da Guarda Ambiental.

“Ver tantos animais silvestres sendo resgatados e cuidados com tanto zelo mostra o quanto nossa cidade valoriza a vida e a natureza. A Guarda Ambiental tem feito um trabalho essencial para garantir que essas espécies possam voltar para o seu habitat com segurança. Cuidar da fauna é cuidar da nossa qualidade de vida e do futuro de São Bernardo”, ressaltou o prefeito Marcelo Lima.

No combate aos crimes ambientais e ecológicos, a corporação registrou 276 ocorrências, incluindo descarte de resíduos em áreas proibidas, degradação ambiental e uso de instrumentos ilegais. Ao todo, foram apreendidos 85 tarrafas, 47 redes, 7 gaiolas, 5 barcos e outros materiais predatórios, impedindo danos à biodiversidade e ao equilíbrio dos ecossistemas locais.

“A Guarda Ambiental atua constantemente no combate ao descarte irregular, às queimadas e na preservação da nossa fauna e flora. Nossa equipe está preparada e determinada a agir com rigor para proteger o meio ambiente e garantir a qualidade de vida da população”, afirmou o subinspetor Martins, da Guarda Ambiental.

COMBATE – Com atuação contínua, a Guarda Ambiental trabalha em frentes estratégicas como a proteção de áreas verdes, com ações de monitoramento e conservação, e a fiscalização de resíduos, combatendo o descarte irregular de lixo, entulho e materiais perigosos. A equipe atua ainda na proteção da fauna, com atendimento a animais feridos, controle de espécies silvestres e repressão aos maus-tratos, além de fiscalizar movimentações de terra não autorizadas, combater a pesca predatória com apreensão de equipamentos ilegais e atuar contra queimadas e queima de resíduos em locais impróprios, garantindo mais segurança ambiental à cidade.

EDUCAÇÃO – A corporação também se destaca pelo compromisso com a educação ambiental comunitária, conscientizando os moradores sobre a importância de preservar o meio ambiente e cumprir a legislação. Por meio de orientações práticas, incentiva a população a fazer o descarte correto do lixo, separando o orgânico do reciclável e utilizando os pontos de coleta seletiva da cidade. Reforça ainda a importância de nunca jogar lixo em rios, ruas ou áreas públicas, além de levar pilhas e baterias aos locais adequados. Estimula a economia de água e energia, o respeito às áreas verdes e o cuidado com os animais, alertando para que todos denunciem qualquer crime ambiental presenciado, fortalecendo assim a proteção do meio ambiente.

DENÚNCIA – Para ajudar na proteção do meio ambiente, a população pode fazer denúncias sobre crimes ambientais, descarte irregular de resíduos ou maus-tratos a animais pelo telefone 153 – Emergência Ambiental.