Atividades ocorrem nas 35 unidades básicas de saúde do município; iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo - Fotos: Divulgação/PMSBC

Parar de fumar é um desafio, mas também uma decisão que pode garantir mais saúde e prevenir doenças. Quem precisa de uma ajuda nessa difícil tarefa pode contar com os Grupos de Cessação ao Tabagismo, realizados em todas as 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo. Na UBS Pauliceia, um grupo de 17 pessoas recebeu no último dia 12 de agosto seu certificado por parar de fumar. O número representa 70% das pessoas que participaram da primeira avaliação do grupo, há dois meses.

A diretora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Angela Fernando, explica que os Grupos de Cessação ao Tabagismo são ferramentas que compõem a Convenção-Quadro Sobre Controle do Uso do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial de Saúde (OMS), tratado internacional de saúde pública que tem por objetivo “proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco”, instituído no Brasil em 2005. 

O grupo que conclui todo o programa no último dia 12 de agosto foi realizado ao longo de dez encontros semanais, com duração de uma hora e meia cada. A primeira atividade é chamada encontro zero e o último é dedicado à entrega dos certificados de quem concluiu a formação e conseguiu parar de fumar. “A partir do quarto encontro iniciamos a TRN (Terapia de Reposição de Nicotina), com fornecimento de adesivo transdérmico de nicotina de diferentes dosagens para aqueles que já haviam cessado o uso do tabaco”, explicou a residente do programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e integrante da equipe, Ana Carolina Melo Siqueira.

“Também foi ofertada medicação específica para o tratamento para aqueles que não apresentavam contraindicações clínicas. Dos 24 pacientes que participaram da triagem no encontro zero, 17 conseguiram alcançar a cessação do tabagismo, mais de 70%”, completou.

A tabagismo é uma preocupação de saúde importante no Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o fumo está associado ao aumento nos casos de doenças cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral), câncer de pulmão e doenças pulmonares obstrutivas crônicas, além de trazer consequências econômicas importantes com o tratamento de doenças tabaco-relacionadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde. “Dessa forma, os grupos instituídos na Atenção Primária são fundamentais para diminuir os riscos de saúde relacionados ao tabagismo, envolvendo fumantes ativos e passivos e todos os usuários do SUS”, frisou Ana Carolina.

NOVAS TURMAS – O Grupo de Cessação de Tabagismo da UBS Pauliceia foi coordenado pelo farmacêutico da unidade em conjunto com a Equipe da Atenção Básica, da E-multi (Equipe Multiprofissional em Saúde) e residentes do 1° ano do programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). Quem tiver interesse em participar do próximo público pode procurar a UBS, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19 horas. A unidade fica na Rua Miragaia, 834, e o telefone é o (11) 4358-4966.

REFERÊNCIA – São Bernardo foi reconhecido este ano como cidade que executa com excelência os cuidados de pacientes com doenças respiratórias. O município recebeu em junho a certificação “Cidade Abraçar – Nível Esmeralda”, ofertada pela empresa Boehringer Ingelheim. A farmacêutica mantém parceria com diversos municípios para consultoria de soluções em saúde pública no cuidado do paciente com doenças respiratórias, com objetivos principais de desenvolver e melhorar as redes de atendimento e promover o cuidado integral, desde o diagnóstico até a escolha adequada da estratégica terapêutica. A cidade foi a primeira do Brasil a receber a cerficiação.