Nesta segunda-feira, 02/08, o Governo de São Paulo entregou um lote de 116 novos ônibus para linhas metropolitanas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e anunciou novas unidades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e do Centro Lucy Montoro para o ABC.
Os novos veículos integrarão o sistema intermunicipal de concessão do ABC (antiga área 5), gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.
O evento contou com a presença do governador João Doria. Além do governador, estava presente o prefeito Orlando Morando, Beatriz Setti Braga, diretora na Metra, Milena Braga Romano e o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy.
A entrega ocorreu na sede da concessionária Metra, em São Bernardo do Campo. A empresa é operadora do Corredor ABD e responsável pela implementação do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) que vai ligar o ABC à Capital. Além da construção do novo modal, a Metra terá o direito de operar todas as linhas metropolitanas da EMTU que passam pelo ABC até março de 2022.
O governador afirmou que os novos ônibus têm maior conforto e eficiência, beneficiando centenas de milhares de pessoas que utilizam o transporte público no ABC e na Região Metropolitana de São Paulo.
A renovação da frota faz parte de um investimento de R﹩ 55,3 milhões a ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD. Os novos ônibus, todos com carroceria Caio Apache Vip e ar-condicionado, vão atender 97 linhas metropolitanas na região e cerca de 110 mil pessoas diariamente.
“Nós estivemos aqui, na EMTU, há dois anos quando entregamos veículos articulados que operam no corredor da Metra. E hoje voltamos na sede da Metra, uma concessão que é elogiada pelo cidadão, para a reformulação da frota dos ônibus que atende quem mais precisa do transporte público. A entrega de 116 ônibus está associada a todos os investimentos que serão realizados no atual corredor da Metra e na construção do BRT ABC”, comentou o secretário Alexandre Baldy ressaltando que soma de todas as melhorias para região terá investimento de R﹩ 1,3 bilhão por parte da Metra.
Estrutura dos veículos
Todos os 116 veículos entregues são fabricados com motor Euro V, com tecnologia para menor emissão de partículas poluentes em veículos movidos à diesel, 20 dispõem de suspensão a ar, característica que oferece mais segurança e melhor dirigibilidade, maior estabilidade e menor impacto com o solo, reduzindo o desgaste dos pneus. Câmeras nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança aos motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.
Outros investimentos
Em relação aos novos equipamentos de saúde, Doria destacou que as novas unidades do AME e do Centro Lucy Montoro serão instaladas em São Bernardo e vão beneficiar os moradores das sete cidades do ABC.
“Saúde e vida são prioridades num ano de pandemia, tentando salvar mais vidas e proteger a saúde das pessoas. É um serviço essencial no tratamento gratuito à população”, disse o governador.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, destacou os ganhos para a população da região com os novos anúncios feitos pelo Governo do Estado.
“A mobilidade urbana do ABC ganha um importante reforço para a modernização de sua frota, beneficiando os moradores e trabalhadores com um meio moderno e seguro de transporte público. A população das sete cidades também será contemplada na área da Saúde, com novos equipamentos de saúde que poderão atender cidadãos de toda a região”, afirmou Acacio Miranda, que representou no evento o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra.