O vereador Gilberto Costa apresentou um novo projeto para a Câmara Municipal de São Caetano. Desta vez o parlamentar pretende instituir um Pátio de Compostagem na cidade.
Se instalado, o pátio irá funcionar como um local adequado para descartar restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres, onde a partir destes resíduos podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.
Com isso, segundo o vereador, haverá a diminuição da quantidade de lixo destinado na cidade, que irá gerar despesa de transporte aos aterros sanitários e também o aproveitamento dos resíduos orgânicos, além da aplicação do pensamento sustentável.
De acordo com o parlamentar, o projeto irá ajudar na proteção do solo contra a degradação e melhoria das condições ambientais, além da produção gratuita e natural de adubo para hortas e jardins ornamentais.
“O composto será utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente”, justificou Gilberto.