Na manhã de hoje, 26/04, três GCMs (Guardas Civis Municipais) de São Bernardo foram homenageados por atuações de destaque no mês de março. A solenidade é uma tradição da Secretaria de Segurança Urbana, comandada pelo Coronel Carlos Alberto dos Santos, e é uma das ações do governo do prefeito Orlando Morando de valorização da corporação.
Os GCMs 3º Classe Carlos Adriano de Lima e Kinauê Eredia Beato foram condecorados por atos meritórios (ocorrência do mês) por suas atuações durante patrulhamento preventivo no bairro Baeta Neves que resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de participar de assalto a um motorista de aplicativo.
O fato ocorreu no dia 12 de março e a identificação e captura de um dos criminosos foram possíveis graças ao empenho dos GCMs em realizar buscas na região após a denúncia. “Os servidores agiram com tirocínio, profissionalismo e amor à causa pública, sendo por este ato merecedores de elogio e, por essas e outras razões, fizeram jus à escolha de ‘ocorrência do mês de março de 2022’, sendo exemplos a serem seguidos por seus pares e admirados por todos”, frisou o secretário.
Já o GCM Supervisor Marcelo Francisco Barreiro recebeu o certificado de menção honrosa (GCM do mês) por acumular mais de duas décadas de contribuição à valorização e ao desenvolvimento da corporação. Integrante da GCM desde 2001, Barreiro ascendeu na carreira por meio de concursos internos da instituição, chegando ao posto de supervisor da GCM. Atualmente, integra a Guarda Ambiental, tendo se destacado, por exemplo, na identificação de construção irregular e de caça ilegal em área de manancial na região do Riacho Grande.
Valorização
Para o Coronel Carlos Alberto, a entrega dos certificados é uma das ações de valorização da GCM promovidas pela administração. “A atual gestão tem se empenhado para dar melhores condições de trabalho para a nossa corporação, com valorização salarial, melhorias de estruturas dos prédios da secretaria e aquisição de novos equipamentos e armamentos”, destacou o chefe da pasta. A cerimônia ocorreu na sede do COI (Centro de Operações Integradas), na região central. O ato contou ainda com a participação do comandante da GCM de São Bernardo, Carlos César Ferreira.