Foto: Igor Cotrim

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMAS) de São Bernardo entregou 62 novos equipamentos à GCM Ambiental, reforçando as ações de fiscalização e o atendimento a ocorrências de resgate e manejo de fauna silvestre no município. A entrega ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito Marcelo Lima.

Os itens vão apoiar o trabalho diário da guarda, que atua em parceria com a SEMAS na proteção de áreas verdes, fiscalização de infrações e resgate de animais silvestres. A corporação também realiza patrulhamento preventivo em áreas protegidas e contribui para o combate a crimes ambientais.

“O trabalho da GCM Ambiental tem sido fundamental, coibindo e evitando crimes ambientais em São Bernardo. A entrega desses equipamentos reforça o compromisso do município com a execução responsável das compensações ambientais”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de conversões de compensações ambientais, mecanismo previsto na Política Municipal de Meio Ambiente (Lei nº 6.163/2011), O investimento, oriundo dessas conversões, somou aproximadamente R$ 10 mil.

A legislação determina que os bens sejam destinados a ações de fiscalização, controle, conservação e educação ambiental, fortalecendo a capacidade operacional da Secretaria e garantindo resultados mais efetivos na proteção do meio ambiente. A iniciativa também torna mais ágil a aplicação das penalidades ambientais, revertidas diretamente em benefícios à cidade.

O secretário de Meio Ambiente do município, Ronaldo Perrucci, destacou que a preservação dos recursos naturais é prioridade do governo. “Destruir a natureza é destruir o nosso futuro. Por isso, fortalecer nossa capacidade de fiscalização é essencial. A entrega reforça a atuação da Guarda e mostra como recursos provenientes de infrações ambientais podem se transformar em melhorias concretas”.

Foto: Igor Cotrim

DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE – A GCM Ambiental conta hoje com 34 agentes, que atuam em todo o território de São Bernardo no monitoramento, fiscalização e apoio às ações da SEMAS. O grupamento combate práticas como caça, criação irregular de animais silvestres, pesca predatória, desmatamento, descarte irregular de resíduos e construções irregulares.

Com a atualização do kit operacional, a equipe ganha mais precisão e agilidade no atendimento, com materiais alinhados às normas técnicas atuais. “Equipamentos modernos elevam a qualidade do serviço e tornam o atendimento ambiental mais seguro e eficiente”, destacou o comandante da GCM, Eduardo dos Santos.

A renovação é considerada um marco, já que a GCM Ambiental não recebia um conjunto tão completo de equipamentos há 15 anos. “Esse kit significa mais segurança para os agentes e manejos mais técnicos e humanizados, protegendo os profissionais e os animais”, afirmou o subinspetor Martins.

Entre os itens entregues estão 20 cambões de aço (para contenção de mamíferos de médio porte), quatro caixas para transporte de animais, cinco ganchos para captura de serpentes e répteis, oito puçás de diferentes tramas (para contenção de aves, pequenos mamíferos e répteis), além de placas de advertência para sinalização de áreas em vistoria ou risco ambiental.