
Com a volta às aulas na rede de Educação da cidade, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo tem garantido a segurança nas unidades escolares por meio da Dese (Diária Especial de Segurança Escolar), programa que assegura a presença fixa de agentes nas unidades durante todo o período letivo, com resposta mais rápida a situações de risco, ampliando a sensação de proteção e tranquilidade para alunos, educadores e famílias.
A iniciativa, regulamentada por lei municipal, conta com a adesão voluntária de guardas, que, mesmo em seus dias de folga, optam por atuar nas escolas e recebem uma remuneração adicional por esse serviço. Com a adesão dos agentes, todas as unidades da rede municipal contam com, ao menos, um integrante da GCM em posto fixo.

Os agentes mantêm presença fixa nas escolas, realizando rondas internas periódicas para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. Além de atender prontamente as ocorrências dentro das unidades, eles orientam estudantes e monitoram o ambiente. Essa atuação contribui não só para prevenir conflitos e acolher demandas internas, mas também para inibir ocorrências no entorno das unidades.
“Investir na segurança das nossas escolas é investir no futuro da cidade. A presença da GCM nas unidades municipais reforça nosso compromisso com a proteção e o bem-estar de crianças, adolescentes e de toda a comunidade escolar”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
Além da patrulha ostensiva, o trabalho da GCM nas escolas promove maior proximidade entre as forças de segurança e a comunidade. Os agentes também orientam os estudantes, desenvolvem ações de cidadania e mantém diálogo constante com a direção das escolas e os pais dos alunos.

“As ações da GCM nas escolas são fundamentais para garantir um ambiente seguro e acolhedor, no qual nossos jovens possam aprender e crescer com tranquilidade,” destacou o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos.
CAPACITAÇÃO – Os agentes da GCM que atuam no programa Dese passam por capacitação específica voltada para o ambiente escolar, que inclui treinamento em mediação de conflitos, direitos da criança e do adolescente, atendimento humanizado e técnicas de prevenção. Essa preparação qualifica os guardas para lidar de forma eficaz e sensível com as demandas da comunidade escolar, garantindo uma atuação mais próxima, educativa e segura dentro das unidades de ensino.
OUTRAS AÇÕES – Uma ação da guarda resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas e ameaça na tarde de segunda-feira (4/08), na Rua Ubá, no Alvarenga. A equipe foi acionada via CCO (Centro de Comunicação Operacional) para averiguar uma denúncia anônima sobre a possível venda de entorpecentes na região. A denunciante descreveu as roupas do suspeito e indicou o local onde o material ilícito estaria escondido.
Durante a abordagem, o homem foi localizado e, com sua autorização, os GCMs acessaram o imóvel citado na denúncia. No interior do local, foram encontrados entorpecentes, um facão, um celular e materiais relacionados à contabilidade do tráfico. Em liberdade há cerca de 30 dias e com antecedentes por associação e tráfico de drogas, o suspeito reagiu com ameaças à equipe e precisou ser algemado. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial. Ele permaneceu preso à disposição da Justiça.