A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo intensificou as ações de prevenção e combate ao uso de cerol e materiais cortantes em linhas de pipa, prática proibida por lei municipal (nº 6.569/2017). Neste domingo (26/10), durante operação especial no entorno do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, região central da cidade, a corporação apreendeu quatro carretilhas e autuou os responsáveis pela infração. 

A medida integra ações da Prefeitura que, por meio da Secretaria de Segurança, está reforçando a fiscalização para coibir e responsabilizar pessoas que estejam empinando ou em posse de linhas chilenas ou com algum tipo de material cortante, como o cerol. 

“Começamos a ação pela manhã, com três carreteis apreendidos, e mais uma apreensão no período da tarde, de um menor de idade. Para esse último caso, acionamos os responsáveis legais. Mais uma importante operação para a preservação de vidas, que está no topo das atribuições da Guarda Civil Municipal”, explicou o Subinspetor Anastácio, da GCM de São Bernardo. 

Ao longo de todo o dia, profissionais da Guarda estiveram, em unidade móvel, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo e áreas no entorno, para abordagem e verificação dos materiais usados por moradores com pipas. 

Joel de Gouveia, 50 anos, costuma levar os dois filhos, Beatriz e Mathias, de 8 e 3 anos, ao espaço, para a prática de atividades de lazer. “Trago eles para andar de bicicleta e soltar pipa. Acho ótimo que a GCM esteja fazendo essa ação. A gente vem com as crianças, e os marmanjos vem e cortam nossa linha de pipa, que impedem a brincadeira. Importante também porque reforça nossa segurança”, aprovou o morador. 

A Lei Municipal nº 6.569/2017 proíbe a fabricação, a venda e a utilização de materiais cortantes em linhas de pipas e similares. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas à GCM de São Bernardo, pelo telefone 153.