A Fundação do ABC venceu neste mês mais um chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desta vez, para o gerenciamento assistencial e administrativo do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, localizado na microrregião de Osasco. A unidade, sob gestão da FUABC desde 2019, permanecerá entre as unidades gerenciadas da FUABC por mais 5 anos. O resultado do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 16 de maio.
Para o exercício de 2025 – de junho a dezembro –, o contrato firmado junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) será de R$ 9,4 milhões. Durante esse período, estão previstas a realização de 32,2 mil consultas médicas, 15,3 mil consultas não médicas, 2,6 mil cirurgias e 25 mil exames.
O ambulatório oferece consultas médicas e não médicas, exames, procedimentos terapêuticos e cirurgias nas especialidades de: Acupuntura, Alergia/Imunologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. Além disso, também disponibiliza consultas não médicas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.
Entre 2019 e 2025, sob gestão da Fundação do ABC, o AME Itapevi passou por uma significativa renovação em sua infraestrutura, com o objetivo de criar um ambiente mais seguro, acolhedor e eficiente para pacientes e profissionais. As melhorias abrangeram a modernização das instalações, com readequações que garantiram maior conforto, acessibilidade e funcionalidade.
Além disso, a criação de um ambiente acolhedor na linha de cuidado de positividade oncológica e melhorias na sala de recuperação evidenciam o compromisso do AME Itapevi com a humanização do atendimento e a eficiência nos processos.
“Tais iniciativas refletem uma dedicação contínua à qualidade do serviço prestado, promovendo um ambiente que prioriza a saúde física e o bem-estar emocional dos pacientes e colaboradores. Vale destacar que todas as melhorias implementadas foram realizadas por meio de uma gestão eficiente dos recursos financeiros, sem a necessidade de solicitar recurso adicional à SES”, explica a gerente administrativa da unidade, Andreia Godoi.
O espaço físico foi otimizado para proporcionar uma experiência melhor aos usuários, enquanto intervenções estéticas e operacionais, como a revitalização da comunicação visual e a modernização dos sistemas de segurança, reforçaram a proteção de colaboradores e pacientes.
Entre os principais objetivos da FUABC no novo período à frente da unidade está manter e melhorar ainda mais a eficiência no atendimento à população, a partir do aprimoramento constante da assistência e com vistas a um atendimento resolutivo e humanizado.
Outro desafio será manter e melhorar cada vez mais a integração com a rede de saúde regional. Isso será possível a partir do desenvolvimento de estratégias para integrar o ambulatório com outros níveis de atenção à saúde (Atenção Básica, Especializada e Hospitalar), promovendo o fluxo contínuo de pacientes e evitando a fragmentação do cuidado.
OCISs
Entre as novidades do novo contrato está a implantação das Ofertas de Cuidados Integrados (OCISs). São procedimentos de saúde agrupados, destinados a tratar uma necessidade específica do paciente e que buscam agilizar o acesso a consultas e exames, melhorar a qualidade do cuidado e reduzir filas de espera. Por mês, a unidade realizará 145 avaliações. São elas: avaliação diagnóstica inicial dos cânceres de mama, colo de útero e gástrico; avaliação de risco cirúrgico; diagnóstico de déficit auditivo e avaliação inicial em oftalmologia (para pacientes acima de 9 anos).
As OCISs são um componente-chave do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso à atenção especializada no SUS.
ESTRUTURA
O AME Itapevi está inserido na Região de Saúde da Rota dos Bandeirantes (RRAS 05), composta por sete municípios: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Juntos, os municípios abrangem 1,8 milhão de habitantes. Em 2024, o AME Itapevi realizou 78 mil consultas e atendimentos, 170 mil exames e procedimentos e 4,4 mil cirurgias.