Gilvan Júnior, como o prefeito Paulo Serra e o vice governardor Felício Ramuth- Fotos Helber Aggio/PSA

O Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, recebeu nesta terça-feira (7) encontro regional sobre cidades inteligentes, com debate sobre o tema entre autoridades presentes e a sociedade civil. O prefeito Paulo Serra recebeu o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth, além de prefeitas, prefeitos, secretárias e secretários municipais, além de tomadores e influenciadores de decisão sobre o tema.

Marcaram presença também o secretário de Inovação e Administração de Santo André, Pedro Seno, o CEO do ISCBA (Instituto Smart City Business América), Leopoldo Albuquerque, o vice-presidente do ISCBA, Lívio Giosa, além de outros convidados para exporem as soluções tecnológicas implantadas nos municípios.

O objetivo do evento foi fomentar o tema de cidades inteligentes no estado de São Paulo, trabalhando uma gestão pública municipal moderna, alinhada com os pilares de inteligência, sustentabilidade e resiliência.

“Desde o início da nossa gestão há sempre um espaço para desenvolver ferramentas tecnológicas que vão ajudar exatamente no dia a dia da cidade. Inserimos um conceito, tornando a cidade viva, devolvendo ao cidadão os serviços. Temos, por exemplo, os bueiros inteligentes que contam com sensores que nos avisam da capacidade restante, para serem limpos. No início da gestão fomos até Barcelona, na Espanha, para visitar e conhecer de perto essas inovações. Agora, em 2023, voltamos para a cidade espanhola e desta vez para palestrar e mostrar nosso case de sucesso”, disse o prefeito Paulo Serra.

O foco é desenvolver uma sociedade mais sustentável econômica, social e ambientalmente avançada tecnologicamente, inovadora, inclusiva, criativa, inserida no contexto da transformação digital, com o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população.

Além dos pilares de tecnologia e inovação e sustentabilidade, o encontro trouxe o aspecto da resiliência, ou seja, reduzir os riscos de desastres naturais urbanos com enfoque na prevenção, na antecipação da incerteza e ameaça e na resistência aos desastres, por meio do socorro assertivo e rápida recuperação.

“Na verdade, a parte final da palavra inteligente é a mais importante: gente. É uma cidade que cuida de sua gente. Com soluções tecnológicas, sim, mas também com vários tipos de soluções que possam melhorar a vida das pessoas”, afirmou o vice-governador Felício Ramuth.

O encontro é promovido pelo ISCBA, que está presente em nove países do continente americano e promove o avanço das discussões relacionadas às smart cities na região, sendo líder da iniciativa para criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes no Brasil. Tem o apoio da Desenvolve SP, a Agência de Fomento do Governo do Estado de São Paulo, do Centro de Estudos de Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes (CECI) e da Media Lab.