Acessibilidade e inclusão marcaram os debates do segundo dia da 78ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento, realizado por meio de videoconferência, teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.
Na abertura do encontro, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou a oportunidade de troca de experiências que caracteriza todas as edições do Fórum Paulista.
“No momento em que nos unimos e trocamos experiências, independentemente da complexidade de cada município, todos ficamos mais fortes”, afirmou Acacio Miranda.
Em seguida, a programação trouxe um painel sobre mobilidade universal que abordou o direito de ir e vir de todos os cidadãos, inclusive das pessoas com deficiências permanentes ou ocasionais, de transitar e acessar todos os espaços da cidade, assim como de usar transporte e equipamentos públicos.
O tema foi debatido por Tuca Munhoz, coordenador de Acessibilidade do Fórum Paulista; Mônica Cavenaghi, empresária do setor de acessibilidade; e Laura Maria Pedraza Sanchez, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A reunião também trouxe experiências municipais de acessibilidade, apresentadas por Nilson Carneiro, coordenador Executivo de Mobilidade Urbana de Araraquara; Vinicius Riverete, secretário de Transportes de Campinas; Michelle da Silveira Rosa, analista de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes de Campinas; José Evaldo Gonçalo, secretário de Transportes e Trânsito de Diadema; e Rogério Crantschaninov, secretário de Mobilidade Urbana de Bragança Paulista.