O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi destaque no segundo dia da 77ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade, realizado na última sexta-feira (12/3). O evento teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.
O encontro foi realizado por meio de videoconferência, com objetivo de seguir os protocolos de isolamento social contra o coronavírus. Dando início aos trabalhos do dia, o novo presidente do Fórum Paulista, Valdeci Fogaça, presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília, saudou os presentes.
Em seguida, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, fez uma apresentação sobre a entidade regional, incluindo a infraestrutura do órgão, como suas características jurídicas e informações sobre o colegiado de prefeitos e suas diretorias, assim como a atuação dos grupos de trabalho (GTs) e dos servidores.
Para debater o CTB aplicado à realidade dos municípios paulistas, o secretário de Transportes de São José do Rio Preto, Amaury Hernandes, coordenou um painel com participação de José Luiz Nakama, assessor da Secretaria Estadual de Logística; Frederico Pierotti Arantes, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Carlos Magno Arantes, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); e dos especialistas em trânsito Dulce Lutfalla e Renato Campestrini.
O encontro também trouxe inovações e soluções tecnológicas para a mobilidade urbana, em um painel moderado por Valeska Peres Pinto, coordenadora do Programa Melhores Práticas da Divisão América Latina da União Internacional de Transporte Público. O público acompanhou apresentações do gerente comercial da Wolpac, Elisabete Pandolpho; do diretor da América Latina da Optibus, Ronen Avraham; do gerente projetos da Kapsch, Luiz Matias; e do gerente de Sistemas de Mobilidade da Marcopolo Next, Claus Nakata.