A agenda cultural de São Bernardo está repleta de atrações no fim de semana. Atividades gratuitas vão movimentar espaços públicos da cidade. Os destaques da programação, neste sábado (18/10), são oficina e contação de histórias na Biblioteca Monteiro Lobato, a partir das 14h, e o espetáculo “Alice no País das Hortaliças”, no Teatro Martins Pena, região central, às 14h. Ainda no sábado, o Teatro Lauro Gomes recebe, a partir das 17h, tributos musicais no ‘Candlelight’ – atração paga.
“São Bernardo tem um cardápio amplo de opções para que moradores e visitantes da cidade possam curtir o melhor das artes. Neste ano, a Prefeitura iniciou ações para incentivar a ocupação dos espaços públicos, como forma de valorizar estes locais e ampliar o acesso das pessoas à cultura. São atividades incríveis. Vale muito a pena prestigiar”, destacou a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis.
No sábado, às 14h, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua Doutor Fláquer, 26 – Centro) abre as portas para o escritor Alex Angelini, para contação de histórias e bate-papo com o público. Na sequência, no mesmo local, a partir das 14h30, o público poderá participar de Oficina de Teatro.
Adaptação de um dos maiores clássicos da literatura, ‘Alice no País das Hortaliças’ ganha o palco do Teatro Martins Pena (Praça Marquês de Alegrete, 44, Vila Gonçalves) no sábado, às 16h. A atração infantil aborda, com bom-humor e toda a magia das artes cênicas, caminhos para que as crianças conheçam e adotem alimentação saudável.
A apresentação tem entrada gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do início do evento. O projeto, da Mercúrio Cultural, conta com recursos do Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e apoio da Secretaria de Cultura de São Bernardo.
CANDLELIGHT – O Teatro Municipal Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos) receberá neste sábado o espetáculo Candlelight. Às 17h, o público poderá apreciar tributo a Bruno Mars. Às 19h e às 21h, grandes sucessos de Coldplay e Imagine Dragons irão compor o repertório musical. Informações de ingressos pelo site – https://feverup.com/pt/so-bernardo-do-campo .
PINACOTECA MUNICIPAL – Segue em cartaz, neste fim de semana, mostra que promove reflexão sobre a vida no planeta pós-crise climática. A Pinacoteca Municipal sediará, até o dia 29 de novembro, a exposição ‘Habitar Pós-Futuro’, de Juliana Brandão, em que o público poderá conferir trabalho que apresenta a independência das espécies e como a vida continuaria a pulsar na Terra, com ou sem a espécie humana.
Esculturas sonoras e com movimentos, videoinstalação e pinturas integram a mostra, que conta com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, e apoio da Secretaria de Cultura de São Bernardo.
Desde o dia 17 deste mês, a Pinacoteca também sedia a exposição ‘Breaking e Suas Expressões – Corpos Periféricos em Movimento”, assinada pelo fotógrafo e agente cultural Sarará Rodrigues. Até o dia 14 de novembro, os visitantes poderão se aprofundar na memória do breakdance, a partir de imagens registradas desde 2010. A mostra revela rostos, corpos, gestos e a emoção que marcam a cena local do hip hop.