O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, entrou no clima do Dia das Crianças e preparou uma festa superdivertida para filhos dos colaboradores, na última sexta-feira (10). O evento, realizado das 14h às 17h, reuniu 30 participantes e contou com brincadeiras, atividades educativas e de entretenimento para envolver os pequenos de forma lúdica com o universo da saúde.

“Ver os filhos conhecendo o ambiente de trabalho de suas mães fortalece vínculos, cria laços afetivos e, acima de tudo, reforça os valores que prezamos e valorizamos profundamente. Foi um dia especial e agradecemos a todos que o tornaram possível”, disse a gerente administrativa do Hospital da Mulher, Elisabete Tavares.

A criançada, com idades entre 4 e 12 anos, foi recepcionada no auditório do hospital, entregue totalmente reformado pela Prefeitura de Santo André em março deste ano. De lá partiram para um tour pelas dependências do Hospital da Mulher.

Acompanhados da equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ouviram sobre a importância da lavagem das mãos dentro de um hospital e no dia a dia de toda a população. E, é claro, aprenderam a lavar as mãos corretamente.

“Agradeço imensamente a possibilidade de vivenciar este momento e ver a alegria das crianças em conhecer um pouco do que vivemos diariamente”, comemorou Karin Baumgarten Trautmann, enfermeira do SCIH do Hospital da Mulher, que inscreveu a filha Maya, de 10 anos, para participar. “À noite ela acordou e já me perguntou quando pode ir de novo no hospital”.

“Minha filha sempre quis conhecer o meu trabalho e entender sobre ser uma profissional da saúde. Agradeço a todos os envolvidos por nos permitir esse momento”, comentou Karina Carrera Massiero, enfermeira do ambulatório hospitalar e mãe de Julia, de 7 anos.

DIA MÁGICO

Um dos pontos altos da festa foi o teatro educativo com a equipe do SAMU e a possibilidade de conhecerem uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Para completar, ainda teve pintura facial, música, distribuição de lanches e muitas surpresas para celebrar esse “dia mágico”.

“Além de comemorar o Dia das Crianças, foi uma forma de educar e valorizar, mostrando para os filhos como suas mamães são importantes para a sociedade e, para as funcionárias, a importância de todas elas para o nosso hospital. São atividades simples de recreação, mas que têm um significado muito maior e impactante”, destacou o médico Felipe Colbert, coordenador da Obstetrícia do Pronto-Socorro do Hospital da Mulher de Santo André.

Durante todo o evento, as crianças foram acompanhadas por monitores para que pais e mães pudessem trabalhar com tranquilidade. A participação, restrita a filhos de funcionários do equipamento de saúde municipal, gerido em parceria com a Fundação do ABC, ocorreu mediante inscrição prévia.