
Migrantes e imigrantes da cidade terão suas tradições celebradas durante a festa ‘São Bernardo de Todos os Povos’, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, na Esplanada do Paço Municipal. Para garantir pluralidade ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, abriu chamamento público (nº 9/2025) para coletivos, comunidades e colônias interessadas em participar do festejo com a exposição e venda de artesanato e gastronomia típica. O cadastro será realizado até o dia 8 de julho, pelo site Mapa Cultural SBC.

“São Bernardo foi construída a muitas mãos, por gente de todos os cantos do País e do mundo. A influência das diferentes culturas está presente no nosso dia a dia, em nossos costumes, em nossa alimentação, na música, na dança. O prefeito Marcelo Lima tem trabalhado para valorizar nossa história, fortalecer as tradições do nosso povo. Essa nova festa é uma homenagem a todas as pessoas que deixaram, e ainda deixam, sua marca para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis.
A festa ‘São Bernardo de Todos os Povos’ acontecerá no fim de semana de 19 e 20 de julho, das 12h às 21h, na Esplanada do Paço Municipal – Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro.
Cadastro para expositores – Pessoas físicas ou jurídicas podem se cadastrar, até 8 de julho, no processo de seleção para ocupar de um (01) até dois (02) espaços expositivos e de venda durante o evento. A festa contará com 20 barracas e toda a infraestrutura para acolher expositores e visitantes da festa, inclusive praça de alimentação. Todos os produtos comercializados deverão ser artesanais – exceção refrigerante e água.
Como contrapartida, os participantes selecionados deverão oferecer, gratuitamente ao evento, pelo menos uma apresentação artístico-cultural típica da comunidade da qual fazem parte. A atração deverá ter, no mínimo, 30 minutos. Essas apresentações vão compor a programação do festejo, que terá entrada gratuita. Informações sobre critérios e documentos necessários para a inscrição estão disponíveis no site Mapa Cultural SBC – mapacultural.saobernardo.sp.gov.br.