
O Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu mais de 200 pessoas no último sábado (23), servindo como palco para a 21ª edição da Feira de Saúde da instituição. O evento ofereceu uma série de serviços e atividades voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida.
A Feira contou com cerca de 30 ações distribuídas ao longo do dia, com foco em orientações preventivas, realização de exames, avaliações médicas, rodas de conversa, workshops e muito mais. A programação contemplou áreas como saúde mental, doenças crônicas, cuidados com o sono, orientação nutricional e até educação sobre combate à violência infantil, um dos destaques desta edição.
O público presente também teve acesso a atendimentos médicos como exame de Papanicolau, teste rápido de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), tipagem sanguínea, glicemia capilar, triagem audiológica em idosos, avaliação vascular para pessoas de risco, testes de ansiedade e depressão, ausculta cardíaca em população de risco cardiovascular, além de orientações sobre o uso racional de medicamentos, plantas medicinais, qualidade do sono e incontinência urinária.
Promovida pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro (DANMC), a feira acontece anualmente e conta com a participação de estudantes de todos os cursos de graduação da FMABC, com o apoio de professores, voluntários e demais profissionais da instituição. Ela visa proporcionar atendimento gratuito e acolhimento à população, ao mesmo tempo em que reforça o papel social dos estudantes da Saúde, aproximando-os da comunidade.
De acordo com Henrique Tamanaha, presidente do DANMC, o evento tem papel fundamental no processo de formação dos alunos. “O Diretório Acadêmico, como representação estudantil, tem como principal dever garantir uma boa educação para os alunos. E essa boa educação também inclui a participação e a realização de eventos voltados à promoção da saúde para a população. Nós, como futuros profissionais da Saúde, temos que ter em mente que o trabalho médico não é apenas dentro do consultório, atendendo alguns pacientes, ou apenas dentro de salas de cirurgias”.