No último final de semana, de 18 a 20 de julho, a Prefeitura de São Caetano, via Secretaria Municipal de Cultura, sediou a 16ª edição da Exposição Anual de Carros Antigos, evento que tradicionalmente é parte do calendário de festejos pelo aniversário do município, que completa 148 anos no próximo dia 28 de julho.
Em 2025, a atividade ganhou novo formato, reestruturado – com agenda exclusiva na programação pelo aniversário de São Caetano, no Espaço Verde Chico Mendes – e foi ampliada, com veículos ocupando novos espaços expositivos.

Cerca de 60 mil pessoas foram prestigiar os mais de 1.000 veículos clássicos, nacionais e importados, de clubes automotivos e de expositores independentes: exemplares de hot rods, muscle cars, custom cars, entre muitas outras variedades e raridades. Participaram cerca de 40 clubes automotivos e mais de 200 expositores independentes.
Foram arrecadadas aproximadamente 4 toneladas de alimentos, destinadas ao Banco de Alimentos municipal, gerido pelo Fundo Social de Solidariedade. O evento teve o apoio cultural da Federação Paulista de Antigomobilismo e de Foca’s Film – Insulfilm e Envelopamento.
Túnel do tempo
De acordo com o Prefeito Tite Campanella: “A 16ª Edição da Exposição de Carros Antigos foi a maior já feita em São Caetano. O Espaço Verde Chico Mendes se transformou em um verdadeiro túnel do tempo, reunindo famílias, colecionadores e apaixonados pelo antigomobilismo. Ver nosso povo reunido, celebrando é a prova de que São Caetano sabe preservar sua história e ao mesmo tempo viver o presente com alegria e união. Parabéns a todos os expositores, visitantes e à equipe organizadora por esse grande sucesso.”
“Entregamos para a cidade um grande evento, com mais de 1.000 carros expostos no Espaço Verde Chico Mendes, de todas as épocas: clássicos, customizados, vimos por aqui também muitas raridades, uma oportunidade única para muita gente que curte o antigomobilismo. E o sucesso desse evento, que mobilizou tanta gente e o resultado foi esse público maravilhoso, de cerca de 60 mil pessoas, só foi possível porque cada detalhe foi feito com dedicação e muito comprometimento. Seguimos juntos, com orgulho do que estamos construindo,” declarou Camila Zanon, secretária de Cultura de São Caetano.

“Há vários anos participamos deste encontro e é sempre uma honra ter a oportunidade de ser parte desta festa gigantesca. Percebemos que, a cada edição, são mais pessoas visitando os estandes e curtindo essas máquinas maravilhosas, que trazem memórias para a galera. É sempre muito bom receber a visita do público, que se interessa pelo antigomobilismo, e que às vezes não tem oportunidade de ver esses carros de perto em outros eventos”, comenta Edi Fernandes, do Fusca Clube ABC.
Variedade de carros
Além da exposição dos veículos, foi realizado o tradicional Mercado de Pulgas. Participaram cerca de 30 representantes do ramo, comercializando miniaturas, moda vintage e acessórios, pôsteres, discos de vinil, placas decorativas, brindes personalizados e outros artigos colecionáveis.
Fernando Celso Lagos, da Reciclarte, trabalha com produtos recicláveis e artesanais. Há cinco anos no Mercado de Pulgas pela Exposição Anual de Carros Antigos, o comerciante elogiou o movimento: “para o meu ramo de negócios, o evento está muito bom, há uma variedade grande de carros expostos, tivemos um saldo bastante positivo em termos de vendas.”
Bruno Manaf Ripoli e Melissa Ripoli são da cidade de Mauá e aprovaram o novo formato da Exposição, agora ampliada, com mais espaços expositivos. Nas palavras de Bruno: “Costumamos vir todos os anos, já fui do clube ‘Somos Quadrados’. É um evento que dá pra curtir com a família no fim de semana.” Para Melissa, “tem muita variedade de carros, não é fácil encontrar um evento desse porte tão bem organizado. Também tem bastantes opções de food trucks. Recomendo.”