Grupo de 19 estudantes que integram o conselho mirim da EMEB Vereador José Avilez, localizada no bairro Demarchi, participou nesta quinta-feira (27/11) da terceira visita do Projeto ‘Tour com a Turma’ ao Paço Municipal. A atividade começou com uma visita guiada à Câmara Municipal e, na sequência, os alunos foram recebidos no salão nobre do prédio da Prefeitura, onde participaram de encontro e bate-papo com o prefeito Marcelo Lima, que, em seguida, levou a turma para conhecer o gabinete.
Ali, no 18º andar, o prefeito Marcelo Lima mostrou a recepção, salas de auxiliares diretos e de reunião antes de conduzir o grupo à sua sala. “Para nós, é uma grande alegria recebê-los aqui, no nosso local de trabalho, para que possam conhecer um pouco da nossa rotina”, frisou o chefe do Executivo municipal.
Minutos antes, no 19º andar, o prefeito participou de reunião de trabalho com os alunos, na qual também estavam profissionais da Secretaria de Educação de São Bernardo, tendo à frente a secretária adjunta Jussara Bezerra, e da EMEB, chefiada pela vice-diretora Monalisa Monteiro. Ela foi a primeira a falar no encontro, e pontuou sobre a chance dada à comitiva da escola de conhecer o Paço e ser recebida pelo chefe do Executivo.
“Prefeito, em nome de toda a escola agradecemos por nos receber nesse espaço nobre do Paço. Nos últimos dias, as crianças não conseguiam esconder a ansiedade pela chegada deste momento, e pode ter certeza de que estão muito felizes com a oportunidade de estarem aqui, oportunidade que muitas das crianças talvez nunca venham a ter. Não tenho dúvida de que isso que estão vivendo hoje vai ficar marcado na vida deles”, comentou Monalisa.
Depois de chamar os alunos um a um pelo nome, para conhecê-los, Marcelo Lima explicou que o salão nobre é o espaço onde realiza reuniões com secretários, vereadores e moradores, por exemplo. Falou também sobre o trabalho de um prefeito e programas lançados no seu governo, como o Conecta São Bernardo – de intercâmbio internacional para estudantes – e o da Faculdade Municipal gratuita.
Ao abrir espaço para perguntas dos estudantes, chamou a atenção o questionamento da pequena Sofia Sousa Celestino, do 2º ano, que queria saber se “é difícil cuidar da cidade’. O prefeito respondeu: “Olha Sofia, cuidar da cidade é uma responsabilidade muito grande, e também difícil, porque nem sempre temos condições financeiras para fazer tudo o que queremos e o que os moradores precisam, seja na Educação, na Saúde, na Segurança. Enfim, em todas as áreas. Mas temos trabalhado bastante, já fizemos muito neste primeiro ano e posso garantir que, em 2026, faremos muito mais.”

















