Nos dias 15 e 16 de dezembro, será realizada a Mostra Virtual de Ciências STEAM SP com exposição de 40 projetos de ciências desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana de São Paulo. Os projetos, apresentados por meio de vídeo, pôster e resumo, poderão ser acessados por este site. Entre os destaques da mostra está um projeto de três estudantes da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, em São Bernardo.
Para ajudar a diminuir os casos de bullying dentro das escolas, os estudantes Agatha Cristina dos Santos Januario, Eike Nishimoto Nobre e Marcelle Benittes dos Santos, resolveram criar o site Refúgio do estudante. Voltado a alunos que sofrem este tipo de violência, o site tem a proposta de ser um canal de denúncias e de acolhimento. As denúncias, que podem ser feitas de forma anônima, são depois encaminhadas para a diretoria da escola onde a agressão ocorreu. É possível ainda denunciar outros tipos de agressão, seja de abuso familiar ou relações tóxicas, diretamente para a polícia, a delegacia da mulher ou o conselho tutelar, cujos canais de contato também estão disponíveis no site.
De acordo com os autores do projeto, a agressão, seja ela física ou psicológica, gera um ambiente de angústia e medo nas escolas. Isso foi constatado também em uma pesquisa que eles fizeram dentro do colégio onde estudam. De 21 alunos, dez fizeram relatos de bullying. O trabalho teve a orientação da professora Sonia Barros.
Educação em STEAM
No total, a mostra envolve 99 estudantes orientados por 44 professores que participaram do Programa STEAM SP – uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integraveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ao longo deste ano, esses professores receberam treinamento em práticas de educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aprendizagem por projetos, e metodologia científica de orientação a estudantes em projetos investigativos.
“Estamos orgulhosos dos resultados obtidos em um ano muito difícil para a educação brasileira, com aulas a distância e atividades presenciais parciais. Os professores e estudantes que participaram do programa STEAM SP estão de parabéns pelo esforço, dedicação e resiliência”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora científica e do programa. Ela destaca ainda que a inscrição espontânea no programa, por parte dos professores, mostra o empenho deles em buscar qualificação para melhorar o ensino público.
O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa “STEM – Education for Innovation”. Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância.
Sobre o LSI-TEC
O LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), sem fins lucrativos, com a missão de desenvolver tecnologia avançada para oferecer soluções inovadoras, priorizando o interesse público e o desenvolvimento do País, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Uma das áreas de atuação do LSI-TEC é a de ‘Tecnologia aplicada a Educação’ que busca desenvolver projetos que contribuem para melhorar as oportunidades de formação de adolescentes e a formação continuada de professores, na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Dirigido por professores da Universidade de São Paulo, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.
Sobre a Fundação Internacional Siemens Stiftung: A Fundação Internacional Siemens Stiftung é uma entidade sem fins-lucrativos que atua globalmente, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da educação. Na América Latina, trabalha em estreita colaboração com ministérios da educação, universidades e projetos de educação em STEM. No Brasil, a Siemens Stiftung atua em coordenação com a Fundação Siemens Brasil, que há mais de 30 anos tem o compromisso de contribuir para a melhoria do cenário educacional brasileiro, por meio de iniciativas que promovam o acesso ao conhecimento, estimulem o interesse pela ciência e ampliem o uso de tecnologias inovadoras com impacto social positivo na vida de milhares de alunos e professores.