Na Semana da Criança, os “Dinossauros do Brasil” vão invadir o palco do Centro Cultural Diadema & Teatro Clara Nunes, em Diadema. Com uma proposta lúdica e educativa, a peça será apresentada neste sábado, 11 de outubro, às 16h, pelo programa Diversão em Cena, uma ação da Fundação ArcelorMittal. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

A montagem da companhia Pia Fraus, criada em comemoração aos 40 anos do grupo paulistano, convida o público a embarcar em uma viagem de milhões de anos atrás. Treze cenas independentes retratam, com humor e criatividade, espécies de dinossauros que habitaram diversas regiões do Brasil. No roteiro, nomes pouco conhecidos, como AmazonsaurusSacisaurus Thanos simonattoi, trazidos diretamente do livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil”, do paleontólogo brasileiro Luiz E. Anelli.

Indicada para crianças a partir de 4 anos, “Dinossauros do Brasil” foi finalista do Prêmio APCA 2024, na categoria “Melhor Peça com Bonecos”. O show mistura teatro, dança, artes plásticas e manipulação de bonecos em grandes proporções, com a promessa de encantar toda a família. 

Criado há 15 anos, o Diversão em Cena é hoje o maior programa de formação de público para teatro infantil no Brasil. Realizado pela Fundação ArcelorMittal, ele promove o acesso à cultura com apresentações gratuitas ou a preços populares em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Desde sua criação, já impactou mais de 1 milhão de pessoas, em mais de 140 cidades brasileiras. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo e em parceria com produtores culturais.

“Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural e ampliem o acesso da população às múltiplas manifestações artísticas é fundamental para valorizar nossa cultura e fortalecer nossa identidade. No Brasil, um país de riqueza cultural incomparável, esses investimentos são essenciais para preservar e celebrar nossa diversidade”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.

Esta apresentação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS. A produção é da Mina Cultural com apoio da Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Cultura.f