As escolas da rede municipal de ensino de São Caetano repetiram o feito do ano passado: conquistaram 89% de todas as medalhas distribuídas aos participantes da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) da cidade. Dentre medalhas de ouro, prata e bronze, estudantes das escolas municipais foram contemplados com 389 das 437 distribuídas pela organização às melhores notas da prova.
Participaram da OBA 27 escolas da cidade, públicas (estaduais e municipais) e particulares. A campeã em número de medalhas na cidade foi a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer, localizada no Bairro Fundação: 47 medalhas no total, sendo 17 de ouro, 12 de prata e 18 de bronze. Em segundo lugar figura a EMEF Luiz Olinto Tortorello: 13 medalhas de ouro, 18 de prata e 11 de bronze. Na terceira colocação, empatadas mais duas escolas municipais, ambas com 41 medalhas no total: a EMEF 28 de Julho e a EMEF Prof. Décio Machado Gaia.
“Esse resultado contundente nos orgulha muito. Demonstra a dedicação de nossos alunos e o comprometimento de nossos educadores, que não pouparam esforços para que a educação de São Caetano continuasse sendo referência de qualidade, mesmo durante o período de isolamento da pandemia”, celebra o prefeito, Tite Campanella.
“A segunda onda da pandemia, no início do ano, manteve o ensino remoto por um período maior do que esperávamos. Mas nossos profissionais rapidamente se adaptaram e a parceria com a Google também facilitou o processo: além de atividades remotas, os alunos tiveram aulas online em tempo real, interagindo com os professores. Foi um diferencial do nosso ensino”, explica o secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria.
Olímpiada de Matemática
Além do ótimo desempenho na Olimpíada de Astronomia, recentemente a EMEF Senador Fláquer teve outro motivo para se orgulhar: a aluna Clara Vendeirinho Mirra, do 7º ano, foi medalha de bronze em sua categoria na Olimpíada de Matemática do ABC, competição dedicada aos alunos das escolas da região. “Clara foi a única medalhista de São Caetano do Sul e competiu com 8 mil alunos de escolas do Grande ABC”, destaca, orgulhoso, o diretor da escola, Tiago Luiz de Araújo.