Reunindo a alegria das festividades juninas com o desejo de ajudar o próximo, diversas escolas da rede municipal de São Caetano do Sul estão promovendo festas juninas solidárias com arrecadação de alimentos para doação.
Para evitar aglomerações, as festas estão sendo realizadas em sistema drive thru, com apoio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).
A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Padre Luiz Capra, no Bairro Nova Gerty, foi uma das pioneiras, com a festa realizada no dia 12 de junho. Como parte das festividades, houve contação de contos africanos, transmitida pelo Google Meet, pelo mestre em Educação Jair Rodrigues.
No dia da festa, os participantes levaram doações de alimentos, roupas e brinquedos e ganharam um kit de guloseimas juninas, além do carinho de professores e funcionários. “As doações foram encaminhadas ao projeto Anjos da Paz, que atende famílias carentes na Comunidade Sítio Joaninha, em Diadema. Foi um sucesso. Tivemos que fazer duas viagens em dois carros lotados”, conta a diretora Adriana Auricchio.
No próximo sábado (3/7) tem mais festa e solidariedade. Confira:
Bingo virtual
A centenária Emef Senador Fláquer, no Bairro Fundação, realiza seu Drive Thru Caipira dia 3/7, sábado, das 10h às 13h. Além de arrecadações para o Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, a escola promoverá um bingo online, via Google Meet, com os valores direcionados à APM (Associação de Pais e Mestres), que aplicará os recursos em melhorias da escola. As cartelas estão sendo adquiridas antecipadamente na secretaria.
“No dia do evento, pediremos a contribuição de um quilo de alimento, ação que complementará a campanha de arrecadação que iniciamos na semana passada”, conta o diretor Tiago Luiz Araújo.
Após o Drive Thru, haverá contação de histórias e uma oficina de dobraduras.
Aplicativo Solidário
A EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Oswaldo Cruz, também está promovendo a sua Festa Junina Solidária, no sábado (3/7), das 10h às 15h.
“Os carros devem passar pela Avenida Paraíso, nº 600, utilizando a faixa amarela para fazer uma breve parada em frente à escola e a entrega da doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza”, orienta o diretor da escola, professor Edgar Casado.
Música junina e roupas típicas fazem parte da brincadeira. E os participantes ainda podem ter uma surpresa: cada doador receberá um número para o sorteio de prêmios ao final da festa. As doações serão encaminhadas para o Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul.
Segundo o diretor, a campanha de arrecadação foi inspirada pelo projeto desenvolvido pelos alunos participantes da 5ª Onda (Olimpíada Nacional de Aplicativos), cujo tema é Fome Zero e Agricultura Sustentável.
Orientados pelo professor de Ciências e Biologia Higor Souza de Almeida, estudantes do Ensino Médio participam dessa competição, cujo objetivo é a criação de um aplicativo com potencial de transformação social e ambiental. Dentre os projetos desenvolvidos, há aplicativos que buscam aproximar quem quer doar a quem precisa receber e aplicativos que visam à educação alimentar e à prevenção do desperdício de alimentos.