Atividade encerra Mostra Virtual de Processos, que terá atividades nesta terça. Foto: Divulgação/PSA
Atividade encerra Mostra Virtual de Processos, que terá atividades nesta terça. Foto: Divulgação/PSA

A Escola Livre de Teatro (ELT) realiza nesta quarta-feira, 08/12, às 20h, no Sesc Santo André, a projeção do show de lançamento do livro ‘Escola Livre de Teatro: 30 anos de existências e lutas’. A publicação é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, e do Sesc São Paulo – Unidade Santo André. O evento marca também o encerramento da Mostra Virtual de Processos, que terá apresentações ainda nesta segunda e terça-feira (dias 6 e 7).

Com direção de Dani Nega, Natália Nery e Túlio Crepaldi, o show de lançamento da publicação foi gravado em outubro, quando ainda não era possível ter público presencial. Resgata as criações sonoras dos espetáculos criados nos processos pedagógicos da escola ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que documenta esta trajetória por meio de imagens e entrevistas. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos na unidade ou na plataforma da rede Sesc.

Organizada pelo professor Felipe de Menezes, a publicação comemorativa, em formato digital, dá continuidade a duas outras ocorridas na ocasião dos 10 e dos 20 anos da escola. A novidade é que esta edição está dividida em três volumes. O “Volume 1: um pluriverso chamado ELT”, narra, pela ótica da comunidade escolar, aspectos da última década. São textos e relatos de aprendizes, professores e funcionários. O “Volume 2: núcleo de formação de atrizes e de atores” resgata a memória dos espetáculos teatrais dos terceiros e quartos anos do curso de Formação de Atrizes e Atores que foram produzidos na última década; e o “Volume 3: núcleos de pesquisa” inventaria os 27 núcleos existentes na escola desde 2011.

Além do resgate de fichas técnicas, programas, cartazes, releases e dados da temporada, a publicação traz o registro oral de aprendizes, mestras e mestres que relataram suas memórias sobre o percurso de seus processos artísticos. Ao todo, são mais de 30 horas de registros em áudio e mais de 15 horas de registros em vídeo dos espetáculos de todas as formações dos últimos 10 anos, desde o espetáculo “Um Homem é um Homem”, da Formação 12, até “O Bruxo do Cosme Velho”, da Formação 22. “Foi feito um levantamento que conta com mais de 200 imagens da última década. É um arsenal de belezas. Conseguimos juntar mais de 50 pessoas, artistas, pesquisadores, ex-aprendizes que escreveram para o livro”, conta Felipe de Menezes.

Por ser uma publicação digital o acesso ao conteúdo será disponibilizado gratuitamente e enviada uma cópia digital às bibliotecas municipais de Santo André.

Mostra Virtual de Processos

A Mostra Virtual de Processos de 2021 da ELT tem ainda seus dois últimos dias nesta semana. Nesta segunda-feira (6), o Núcleo Mulheres em Movimento apresentou os Seminários Criativos de Processo de Trabalho. Com a participação dos grupos Feminismo para os 99%, Por um feminismo Afro-latino-americano e Pós Pornô, corpos dissidentes e feminismoS, o processo é fruto do trabalho solidário e coletivo, das lutas que se travaram nos campos privado e público neste ano de crises – política, econômica e sanitária. Para além das dores, os momentos de crise são também janelas abertas para a ruptura, para a mudança, para a revolução. O trabalho é dedicado à memória de Luciana Ferreira.

Ainda nesta segunda, às 20h, o Núcleo de Iniciação Teatral – estudantes do Ensino Médio, apresentará ‘A Mãe de Lá’, exercício cênico que é uma carta de amor a todas as mães, à ancestralidades, às memórias, às identidades construídas no tempo. Orientação: Lígia Helena.

Nesta terça-feira (7), às 14h30, o Núcleo de Dramaturgia fará o compartilhamento de vídeos experimentais e a leitura ao vivo de cenas e trechos das peças escritas durante o ano. E às 19h, será a vez da apresentação do Núcleo de Formação 23 apresentar ‘A Rua é grande: Tô de passagem’, experimentos cênicos digitais a partir da pesquisa sobre os textos ‘Diário de um retorno ao país natal’, de Aimé Césaire, e ‘Compromisso: que o amor seja o amor próprio’, de Bell Hooks, além do filme “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho.

Todos os links de acesso para as atividades estão disponíveis em https://bit.ly/3r8Lo5z.

Inscrições 2022 – A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André está com inscrições abertas até 17 de dezembro para o processo seletivo para os núcleos de pesquisa da Escola Livre de Teatro para o ano de 2022. Para o Núcleo de Iniciação Teatral as pessoas interessadas devem ter 16 anos completados até 14 de fevereiro de 2022. Para os demais núcleos, a idade exigida é de 18 anos completados até a mesma data. A convocatória para as inscrições está disponível em: https://bit.ly/NucleosELT2022.

Serviço:

Projeção do show de lançamento do livro comemorativo dos 30 anos da Escola Livre de Teatro

Dia 8 de dezembro, às 20h

Local: Sesc Santo André, R. Tamarutaca, 302. Ingressos gratuitos distribuídos na unidade ou na plataforma da rede Sesc.

Mostra de Processos Virtual da ELT 2021

Dias 6 e 7. Confira a programação completa em: https://bit.ly/3r8Lo5z.

Convocatória para o processo seletivo para os núcleos de pesquisa da Escola Livre de Teatro para o ano de 2022

Inscrições até 17 de dezembro

Mais informações: https://bit.ly/NucleosELT2022.