
A equipe cadete masculina de handebol de São Bernardo disputa o Campeonato Brasileiro Interclubes, em Ceilândia, região administrativa de Brasília. A competição nacional se dá até o próximo dia 4 de outubro, abrangendo atletas de 14 a 16 anos. Na manhã desta terça-feira (30/09), o time comandado pelo técnico Carlos Mirabal, o Carlito, bateu o AD Centro Olímpico por 28 a 25, acumulando a segunda vitória em duas partidas no torneio.
Na estreia, realizada na segunda-feira (29/09), a equipe venceu o Duck Handebol Moju (PA) por 36 a 27, abrindo o campeonato no grupo D. O central Vitor Barbosa de Godoy, marcou 11 gols no duelo, sendo o destaque da partida. Nesta quarta-feira (1º/10), o São Bernardo/Ábaco encara o Handebol Itajaí/Univali/ADHI/FMEL (SC), às 20h15, pela fase de classificação.
“Na nossa última competição, na Taça Sudeste, perdemos na prorrogação para eles (AD Centro Olímpico), então teve um gostinho a mais (essa vitória). Tenho certeza de que o nosso time vai entrar muito focado nessa próxima partida”, disse o treinador. “Acredito que esse jogo seja pela disputa do primeiro lugar no nosso grupo. Estamos muito focados nesta competição, que é de tiro curto e exige pensar jogo após jogo”, acrescentou Carlito.
O torneio nacional conta com 16 equipes divididas em quatro grupos. Todos jogam contra todos dentro das suas chaves e, a partir de quinta-feira (2/10), ocorrem as quartas-de-final. Na sexta-feira (3/10), os quatro melhores da competição disputam a semifinal e, no sábado (4/10), acontece a grande decisão.
A ascensão histórica do handebol brasileiro está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da equipe da Metodista/São Bernardo, que surgiu no início da década e contou com o apoio da Prefeitura de São Bernardo desde a sua criação, sendo peça-chave para o seu protagonismo.
Durante todo esse período de história, além de ter importância no cenário nacional do esporte, o handebol de São Bernardo ganhou também prestígio internacional, com conquistas Sul-Americanas e Pan-Americana e um terceiro lugar no Super Globe (Mundial). Individualmente, as equipes contavam com atletas reconhecidos nacionalmente e com grande destaque na Seleção Brasileira, disputando Mundiais e Olimpíadas.