Na última terça-feira (31/10), o (CAPS) Centro de Atenção Psicossocial de Ribeirão Pires realizou encontro voltado à atenção integral à saúde da mulher, com abordagem sobre prevenção ao câncer de mama e também à promoção da saúde física e mental. Profissionais ressaltaram a importância dos exames de rotina e fizeram a demonstração prática de autoexame. A atividade educativa para os pacientes da unidade marcou o fechamento do Outubro Rosa na cidade.
A enfermeira da rede municipal, Priscila Aleixo, que realizou a demonstração do autoexame, falou sobre a prevenção à doença. “Em caso de qualquer alteração notada no autoexame, procure uma unidade de saúde e mantenha os exames de rotina em dia. Não podemos pensar nos cuidados apenas em outubro, mas sim durante todo o ano”, explicou.

Entre agosto de 2023 e agosto deste ano, mais de 3.500 exames de mamografia foram ofertados na rede municipal, pela Prefeitura. Durante o Outubro Rosa, foram realizados 297 exames. Além disso, durante todo o mês, as unidades Atenção Básica promovem rodas de conversas e debates sobre a temática. A USF do Parque Aliança promoveu mês de livre demanda de papanicolau, com 75 mulheres atendidas sem a necessidade do agendamento do exame.
O CAISM em Ação também foi um marco na campanha realizada na cidade. Com caminhada pela região central que reuniu mais de 600 pessoas, a atividade chamou a atenção da população sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. O evento também contou com agendamento de exames no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e atividades que promoveram o bem-estar.
“Nossa rede hoje está totalmente preparada e modernizada para os cuidados da saúde da mulher. O CAISM garante às moradoras a realização de exames como mamografia com curto tempo de espera”, observou o secretário de saúde da cidade, Audrei Rocha.
Na rede municipal de saúde, mamografias são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CAISM, localizado na Avenida Humberto de Campos – 70, Vila Suíssa. O agendamento é realizado por meio de encaminhamento da Atenção Básica, que são as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades e Saúde da Família).