No segmento de empreendedorismo, a busca pela formalização de negócios e capacitação profissional foram responsáveis pela maioria dos atendimentos do PAT Ribeirão Pires (Posto de Atendimento ao Trabalhador) no primeiro trimestre de 2021. Isso porque, de janeiro a março, foram 1980 atendimentos através do Via Rápida Empresa (VRE) e, também no mesmo período, 1650 atendimentos relacionados à MEI (Microempreendedor Individual).
“Quando há formalização através do MEI, abrem-se portas para que esse profissional possa atender mais pessoas, emitir nota fiscal, atender pessoa jurídica; além da facilidade para a compra, por exemplo, de insumos com os fornecedores e para o acesso ao crédito, uma vez que tem como comprovar faturamento anual”, explicou Carla Carneiro, diretora do Atende Fácil.
Sem atendimento presencial por conta da pandemia, o PAT intermediou a seleção de mão-de-obra (recebimento de e-mail dos candidatos e encaminhamento para empresas contratantes) de 1735 vagas no trimestre. No mesmo período, 1955 pessoas solicitaram através do posto o seguro desemprego e outras 270, o Cartão SUS, que também é emitido nas unidades de saúde do município.