
A atuação rápida da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo resultou na recuperação de um veículo roubado e na localização de dois telefones celulares das vítimas na madrugada desta quarta-feira (18/2). O automóvel, um Hyundai HB20, que era alugado, foi encontrado abandonado na Rua da Bica, região do Montanhão, com portas e porta-malas abertos e sem pneu estepe, mas com placa e demais sinais identificadores intactos.
O roubo ocorreu na noite anterior, terça-feira (17/2), no bairro Nova Petrópolis. Segundo relato das vítimas aos guardas, quatro indivíduos, em duas motocicletas, fizeram a abordagem e, sob ameaça com armas de fogo, subtraíram o veículo e os dois celulares. De acordo com a mãe de uma das vítimas, o carro havia acabado de parar em frente à residência da família quando os assaltantes se aproximaram do local.
Já por volta das 1h10 de quarta-feira, enquanto apresentavam outra ocorrência no 1º DP (Distrito Policial), os guardas foram acionados pelas vítimas, que relataram o crime, pontuando que conseguiam rastrear os aparelhos levados. Com as informações obtidas, os guardas seguiram até o endereço indicado, onde recuperaram o primeiro aparelho. Em seguida, com apoio do rastreamento, ampliaram as buscas nas imediações. Em uma área de matagal, localizaram o segundo celular, a chave do veículo roubado e um terceiro telefone, que não pertencia às vítimas. O aparelho foi apreendido e encaminhado para perícia.
RESTITUIÇÃO – Ao intensificarem as buscas, a equipe localizou o Hyundai HB20 abandonado na Rua da Bica, no Montanhão. A ocorrência foi registrada no 1º DP, que dará sequência à apuração. O automóvel e os dois celulares da marca iPhone foram apreendidos e restituídos ao proprietário.
A mãe de uma das vítimas, Andriane Borghi, destacou a atuação da equipe e relembrou o momento vivido pela família. “Se não fossem os guardas, provavelmente não teríamos recuperado nada. O subinspetor José Ribeiro nos orientou a rastrear os celulares e a passar a localização, e foi assim que encontraram os aparelhos e o carro, cada um em um ponto diferente. O carro tinha sido alugado pelo meu filho, e os celulares eram dele e da minha nora. Eles tinham acabado de parar em frente à minha casa quando foram abordados. Foi tudo muito rápido”, disse Andriane. “Como mãe, ver seus filhos ali, expostos, é uma sensação de fragilidade e pavor. Hoje o sentimento é de gratidão, porque se a GCM não tivesse agido de prontidão, seria só mais um caso sem solução.”
O subinspetor José Ribeiro, que participou da ocorrência, frisou a atuação integrada da equipe durante as buscas. “Quando recebemos as informações, organizamos o patrulhamento e passamos a trabalhar com foco na área indicada. Foi um trabalho de campo, com varredura e atenção aos detalhes, até localizar os celulares e o veículo. A Guarda está na rua para isso: agir com rapidez e técnica para minimizar o prejuízo das vítimas e fortalecer a segurança da cidade.”



















