Elza Soares tinha 91 anos e morreu em sua casa, no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo pessoal / Elza Soares
Elza Soares tinha 91 anos e morreu em sua casa, no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo pessoal / Elza Soares

Na tarde desta quinta-feira, 20/01, faleceu aos 91 anos, a cantora Elza Soares. A artista estava em sua casa, no Rio de Janeiro e faleceu de causas naturais. A informação foi confirmada pela assessoria por meio da seguinte nota:

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo.
Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim. Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza”, diz o comunicado.

Carreira

Elza Soares nasceu no dia 23 de junho de 1930, na favela de Moça Bonita, no Rio de Janeiro. De família humilde e numerosa (com mais 10 irmãos), começou a fazer sucesso aos 20 anos, na década de 1950, quando esteve no programa “Calouros em Desfile”, comandado por Ary Barroso, e cantou “Lama”. Dez anos depois, em 1960, estreou sua primeira turnê internacional.

Na vida pessoal, teve uma infância dificil e foi obrigada a se casar aos 12 anos, por ordem de seu pai. Do casamento nasceu o primeiro filho, João Carlos, que faleceu de uma doença ainda na infância. Com apenas 15 anos, Elza perdeu mais um filho. Aos 21, ficou viúva. Aos 27, já era mãe de cinco crianças.

Logo após, Elza conheceu Garrincha, em 1962, na Copa do Mundo no Chile, durante uma apresentação. Na época, o jogador era casado e Elza se envolveu em polêmicas por conta disso. Garrincha se divorciou e casou-se com Elza por 17 anos. A relação gerou mais um filho: Júnior, que faleceu em um acidente de carro em 1986.

Coincidentemente, hoje completam-se 39 anos da morte do craque Garrincha, que também faleceu no dia 20 de janeiro, mas no ano de 1983.

Em 1969, a cantora escreveu um livro intitulado Minha vida com Mané, onde conta detalhes da sua história com o atleta.