Com mais de 2 milhões de eleitores aptos a votar em 6 de outubro, a região do ABC Paulista, com sete cidades, tem pouco mais de 6% de todo o eleitorado do estado de São Paulo.
São Bernardo é cidade com maior número de eleitores, com mais de 640 mil e os quatro principais candidatos são: Marcelo Lima (Podemos) Alex Manente (Cidadania) Luiz Fernando (PT) e Flávia Morando (União Brasil) . As pesquisas indicam que dois dos três primeiros candidatos estarão no segundo turnos. Mesmo assim não se pode desprezar a indicada do prefeito Orlando Morando, sua sobrinha Flávia e azedar a pizza de domingo de um dos primeiros colocados na pesquisas.
Santo André é a segunda com maiores números de eleitores com à proximamente 580 mil e os principais concorrentes ao Paço são: Gilvan Júnior (PSDB), Luiz Zacarias(PL), Eduardo Leite(PSB), Bete Siraque (PT) e Coronel Sardano (NOVO) . Pesquisas divulgadas recentemente indicam que o apadrinhado pelo prefeito Paulo Serra pode ganhar já no primeiro turno. Embora os outros concorrentes, como Eduardo Leite, Bete Siraque e Luiz Zacarias apresentam potencial para melar tudo e levar a disputa para um segundo turno.
Já São Caetano não terá segundo turno e tem aproximadamente 144 mil eleitores. Por lá, o principal candidato ao Paço é o indicado do prefeito José Auricchio Júnior, Tite Campanella(PL) e o que está mais próximo dele é Fábio Palácio (PODEMOS) e terceiro é Jair Meneguelli (PT) . Portando o Campanella deva ser o eleito. Mas em eleições o melhor é esperar a abertura das urnas.
Diadema conta hoje com mais 340 mil eleitores, portanto haverá segundo turno, caso o atual prefeito José Fillipi (PT), não ganhe no próximo domingo e assim irá disputar um segundo turno com Taka Yamauchi (MDB), Gesiel Duarte (Republicanos) ou Marcio da Farmácia (Podemos). As pesquisas indica que poderá haver uma nova eleição entre Fillipi e Taka no dia 27 de outubro.
Mauá e outra cidade que tem mais de 200 mil eleitores na região. Atualmente a cidade conta com mais de 318 mil eleitores. Por lá os candidatos na disputa são: o atual prefeito Marcelo Oliveira(PT), Atila Jacomussi (União Brasil), Zé Lourencini (PSDB), Sargento Simões( PL) e Amanda Bispo (UP). A disputa, como que indica as pesquisas, Atila e Marcelo irão para um segundo turno.
Já Ribeirão Pires tem atualmente pouco mais de 85 mil eleitores e os dois principais concorrentes são o atual prefeito Guto Volpi (PL) e Gabriel Roncon (PP), sendo que o cenário indica empate técnico, com Roncon levando uma pequena vantagem de 4 pontos.
Por fim, o menor município da região do ABC Paulista, Rio Grande da Serra tem mais de 33 mil eleitores por isso também não haverá segundo turno. A disputa está entre Akira Auriani (PSB), Marcelo Akira (Podemos) e Penha Fumagalli (PSD). As pesquisas indicam Akira Auriani como vencedor.