Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, irá realizar, entre 23 e 26 de setembro, visitas às regiões do Rudge Ramos, Montanhão, Vila União, Parque Selecta, Nova Petrópolis e Jardim das Orquídeas, com objetivo de mobilizar a população e divulgar as inscrições para a terceira etapa do Programa Educação Ambiental nos Bairros – Nosso Bairro, Nosso Ambiente, que será promovido a partir do dia 8 de outubro. Os encontros vão abordar temas relacionados ao enfrentamento às mudanças climáticas, mas também terão como foco fortalecer a relação das comunidades com seus territórios.

Serão cinco oficinas por bairro, que ocorrerão uma vez por semana. As inscrições serão abertas no fim de setembro. Para mais informações, os interessados podem acessar o link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma. A primeira etapa se deu entre junho e julho de 2025 nos bairros Ferrazópolis, Taboão e na região do Pós-Balsa, mais especificamente no Santa Cruz, Capivari, Taquacetuba e Tatetos. A segunda foi no Batistini, Botujuru, Independência, Jordanópolis, Paulicéia e Riacho Grande, entre os meses de julho e setembro.

Com o aprendizado da primeira etapa, a realização das oficinas da segunda fase ocorreu de forma mais estruturada, completa e coesa, avalia o diretor de Gestão Ambiental de São Bernardo, Matheus Graciosi. Segundo ele, um dos principais diferenciais foi em relação às visitas iniciais aos bairros, que utilizou uma nova metodologia, possibilitando maior mobilização, divulgação e familiarização com o território, inclusive com aumento no número de moradores participantes.

Além de moradores, participaram das oficinas agentes comunitárias de Saúde, profissionais da rede municipal de Educação e assessores de região. Também houve contribuição da Defesa Civil na oficina sobre gestão comunitária de risco. 

“Na segunda etapa, o cumprimento dos objetivos foi mais perceptível, observando maior entrosamento entre os participantes e fortalecimento comunitário, desde a contribuição com o café coletivo ao desenho de possíveis articulações entre os atores para além das oficinas”, frisou Ruth Cristina Ramos, secretária municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. 

Na condução das atividades, a equipe da Secretaria também propôs ações de sustentabilidade, como a separação e envio dos resíduos recicláveis para a coleta seletiva e redução no uso de copos descartáveis.

Para a terceira etapa do Programa, a expectativa é manter o engajamento dos participantes e avançar no debate sobre o enfrentamento às mudanças climáticas em cada bairro.

Cada encontro tem um grande tema na pauta: Diagnóstico Comunitário Participativo, Mudanças Climáticas e Impactos Locais, Gestão Participativa de Risco (com apoio da Defesa Civil); Mobilização Comunitária e Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos em São Bernardo. Por fim, a quinta apresenta um Panorama de Políticas Públicas Locais e Participação Social e prepara os participantes para o Seminário de Encerramento do projeto, que acontecerá em dezembro de 2025. 

De maneira geral, o objetivo é que a Secretaria de Meio Ambiente consiga, por meio do programa, chegar nos territórios para manter diálogo com os moradores e com profissionais que atuam nesses bairros, sempre com base na temática de enfrentamento às mudanças climáticas. E também colocar esse tema no cotidiano das pessoas, de modo que possam entender o que é, qual o impacto, o que pode ser feito, como isso se insere nos programas e políticas vigentes e fortalecer a relação das comunidades com seus territórios.

“Seguindo o que foi realizado nas primeiras etapas, esperamos alcançar ainda mais pessoas de forma direta pela participação nas oficinas. Além de aumentar o número de inscritos no programa, a expectativa é qualificar ainda mais o material informativo apresentado, contribuindo para a formação de moradores e servidores, que se tornarão multiplicadores da política municipal de educação ambiental voltada ao enfrentamento às mudanças climáticas em seus bairros”, afirmou Matheus Graciosi.

Cronograma das oficinas:

RUDGE RAMOS 

Dias: 8, 15, 22, 29/10 e 5/11 

Horário: 9h às 12h

Local: Teatro Lauro Gomes, Rua Helena Jacquey, 171

MONTANHÃO 

Dias: 8, 15, 22, 29/10 e 5/11 

Horário: 14h às 17h

Local: UBS Montanhão, Estrada do Montanhão, 413

VILA UNIÃO 

Dias: 9, 16, 23, 30/10 e 6/11 

Horário: 9h às 12h

Local: UBS Vila União, Rua dos Industriários, 17 

PARQUE SELECTA 

Dias: 9, 16, 23, 30/10 e 6/11 

Horário: 14h às 17h

Local: UBS Selecta, Rua Oswaldo Stuchi, s/nº 

NOVA PETRÓPOLIS

Dias: 10, 17, 24, 31/10 e 7/11 

Horário: 9h às 12h

Local:  Gibiteca, Rua Dr. Flaquer, 824  

JARDIM DAS ORQUÍDEAS 

Dias: 10, 17, 24, 31/10 e 7/11  

Horário: 14h às 17h

Local:  UBS Orquídeas, Estrada do Poney Club, 1.400