Grupo é o operador com maior malha do país e passará a administrar mais de 4,8 mil km de rodovias -Foto Divulgação

A EcoRodovias venceu hoje (28) o leilão de rodovias da Nova Raposo, na região sudoeste do estado de São Paulo, com oferta de outorga no valor de R$ 2,19 bilhões. Esta será a quarta concessão da companhia no estado onde já opera a Ecovias, Ecopistas e EcoNoroeste, e a 12ª concessionária de rodovias do grupo que atua em oito estados do país. Com a proposta, a companhia se compromete a investir R$ 8 bilhões em obras e melhorias ao longo dos 30 anos de concessão. Além disso, nas rodovias onde atualmente há pedágio, haverá redução a partir do início da concessão, em média, de aproximadamente 30% do valor da tarifa atualmente praticada.

Para o CEO da empresa, Marcello Guidotti, o projeto reafirma o compromisso do grupo com o desenvolvimento da infraestrutura do país. “Estudamos todos os editais recentes. Em geral, houve um amadurecimento do setor, principalmente do ponto de vista regulatório e das garantias e segurança contratuais. O leilão de hoje é exemplo disso e traz para o grupo um ativo em total sintonia com nossa estratégia de crescimento sustentável. Vamos continuar nossa parceria com o Governo paulista com muita entrega de obras, geração de empregos e inovações para o setor. Essa vai ser a primeira concessionária do grupo que nasce já alinhada com nossas metas ESG para 2030”, comenta Guidotti em referência à agenda de sustentabilidade da empresa. A EcoRodovias e todas as suas unidades estão engajadas em alcançar metas ligadas às questões climáticas, redução das emissões de CO2, economia circular, segurança viária e diversidade, entre outros eixos ambientais, sociais e de governança.

O Lote Nova Raposo compreende 92 quilômetros de trechos de quatro rodovias que atravessam 10 cidades na ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o sudoeste paulista. A nova concessionária do grupo EcoRodovias ficará responsável por executar entre o 3º e 8º ano aproximadamente 78 km de faixas adicionais, sendo 34 km na SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e 44 km na SP-280 (Rod. Castello Branco); 22 km de duplicações, sendo 5 km de duplicação na SP-029 e 17 km na ligação Cotia-Embu das Artes; e 43 km de marginais a serem realizadas majoritariamente na Raposo.

O contrato também prevê a instalação de 2 áreas de descanso para caminhoneiros, implantações de 20 novos dispositivos e adequações em outros 7 existentes, construção de 32 passarelas e adequações de outras 2 e 42 km de ciclovias, entre outras obras e melhorias.

PRINCIPAIS OBRAS

 Faixas adicionais na rodovia Castello Branco (SP-280), entre Barueri e Araçariguama;

 Marginais e faixas adicionais na rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre São Paulo e Cotia;

 Duplicação de trecho da Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) na região d Cotia;

Nova ligação Cotia-Embu das Artes: obra a ser executada com o objetivo de tornar o trajeto entre Cotia e Embu das Artes mais seguro, incluindo a duplicação de todo o trecho.

FREE FLOW

A partir do 3º ano a concessionária converterá as praças de pedágio existentes em pórticos de cobrança automática e iniciará a implantação de novos pórticos – todo o pedagiamento do projeto prevê a cobrança exclusivamente neste modelo. A inovação, já presente em algumas rodovias do país, torna as viagens mais fluidas e seguras, sem que haja a necessidade de paradas ou desacelerações para pagamento do pedágio. Por esse motivo, a tecnologia também contribui para redução das emissões de gases de efeito estufa.

DESCONTO PARA USUÁRIOS FREQUENTES

O projeto também prevê a adoção de benefícios tarifários. Além da nova concessão já iniciar a operação com tarifa quilométrica mais barata, todos os usuários terão 5% desconto na tarifa de pedágio para os pagamentos feitos por “AVI”. Veículos de passeio contarão ainda com o Desconto de Usuário Frequente (DUF) que atende motoristas que fazem o mesmo percurso repetidas vezes. Os descontos podem chegar a 20% e serão aplicados a partir da 11ª passagem pelo mesmo ponto de cobrança, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Na nova concessão, a isenção tarifária para motocicletas será mantida.

NAS VIAS DA SUSTENTABILIDADE, AGENDA ESG 2030

Investir na infraestrutura rodoviária do país e gerar impactos socioeconômicos de forma sustentável é parte da estratégia de negócios e da cultura da EcoRodovias. Aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) são pilares considerados em todos os projetos e ações internas e externas da empresa. A companhia mantém metas para alcançar elevados patamares de segurança viária, segurança do trabalho, diversidade, equidade e inclusão, além de reduções nas emissões de CO2. A atuação com ética e transparência é resultado de treinamentos e de processos rigorosos de governança e compliance. Listada no Novo Mercado da B3, a EcoRodovias integra importantes carteiras e índices relacionados a práticas ambientais, sociais e de governança e possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001 de combate ao suborno. Ser o melhor gestor de infraestrutura rodoviária do Brasil, com sustentabilidade, é o que move a EcoRodovias.