Reforçando o trabalho de construir uma cidade mais sustentável, a Prefeitura de São Bernardo ampliou as ações de coleta seletiva no município. Em 2025, os Ecopontos têm facilitado as alternativas de descarte correto dos resíduos gerados pela população. Com trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos, a cidade dispõe de 14 unidades espalhados pelo município para descarte de lixo e entulho com segurança e praticidade. 

Entre janeiro e setembro deste ano, os Ecopontos receberam 21 mil toneladas de resíduos, sendo a maior parte resíduos de construção civil, seguidos de peças de madeira. “Hoje, podemos afirmar que nosso programa de coleta seletiva abrange, praticamente, todo o município. Nosso objetivo é ir além da conscientização em cuidar do meio ambiente, é garantir que a população tenha a praticidade em fazer o descarte dos resíduos de maneira correta e segura”, salientou o prefeito Marcelo Lima.

Até o final do ano, dois novos Ecopontos estão previstos para serem inaugurados na cidade: um no Santo Cruz, na região do Pós-Balsa, e outro ao lado da Praça Frei Damião de Bozzano, no Jardim Campestre,  região do bairro dos Casas. “Essas entregas reforçam o compromisso da gestão em construir uma cidade mais consciente e comprometida com o meio ambiente”, analisou o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo.

TRICICLOS ELÉTRICOS – No primeiro semestre desta ano foram entreguem 16 novos triciclos elétricos para modernizar e tornar ainda mais eficiente o serviço de coleta no município. O uso do equipamento representa um avanço na área. Compactos e sustentáveis, eles possibilitam o acesso a locais de difícil circulação para caminhões, como vielas, escadões e áreas com ruas estreitas, garantindo que a coleta chegue a 100% das residências de São Bernardo. 

O equipamento é 100% elétrico, o que também reduz a emissão de poluentes ao longo das ações. 

OUTRAS AÇÕES – Além dos Ecopontos, a Prefeitura de São Bernardo mantém o serviço porta a parta de coleta de resíduos, bem como conta com estruturas de apoio, com os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), e também faz a recolha de materiais reciclados com o serviço do Bota-Fora, que coleta resíduos volumosos, como móveis velhos, colchões, brinquedos e utensílios domésticos – objetos que não são recolhidos pela coleta de lixo regular. A coleta é feita por equipes em dias e horários específicos para cada bairro, com base em um cronograma anual. 

O QUE PODE SER DESCARTADO NO ECOPONTO?

• Papel

• Vidro

• Plástico

• Metal

• Objetos volumosos, como móveis e utensílios domésticos

• Resíduos de construção civil (limitado a 1m³ ou 10 sacos de 100 litros por obra)

O QUE NÃO PODE DESCARTAR?

• Pneus

• Pallets

• Podas de árvores

• Produtos químicos

• Produtos eletrônicos

• Produtos orgânicos

• Lâmpadas

CONFIRA ABAIXO A RELAÇÃO DOS ECOPONTOS DE SÃO BERNARDO

AREIÃO

Rua do Cruzeiro s/nº

BAIRRO DOS CASA

Avenida Capitão Casa, 687

BATISTINI

Rua das Flores, 950

CENTRO

Rua Djalma Dutra, 323

DER

Rua Ernesto Bezerra, 60

DIVINÉIA

Rua Mathilde Ferrari Marçon, altura do nº 30

JARDIM REGINA

Rua João de Barro, altura do nº 207

MONTANHÃO

Estrada do Montanhão, 152

PARQUE DOS PÁSSAROS

Rua dos Tangarás, 867

PARQUE SÃO BERNARDO

Rua Almeida Leme s/nº

RIACHO GRANDE

Rua Marcílio Conrado, 600

RUDGE RAMOS

Rua Guilherme de Almeida, 86

TABOÃO

Rua Pedro Ivo, 110

TRÊS MARIAS

Estrada Eiji Kikuti, 1.892

*HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO*

Segunda a sábado, das 8h às 16h